A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) inaugura amanhã (8) e quarta-feira (9), em Salvador, os serviços de tomografia computadorizada dos hospitais Manoel Victorino e Eládio Lassére. A novidade possibilitará ampliar o volume de cirurgias, e garantir maior precisão no diagnóstico, evitando ainda que pacientes sejam transferidos para outras unidades a fim de realizar exames de alta complexidade.

De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “esses são os primeiros equipamentos de tomografia das duas unidades hospitalares, todos com 16 detectores, que proporcionarão exames rápidos e com alta resolução. É possível fazer reconstruções em múltiplos planos, inclusive, 3D, ajudando o médico na tomada de decisão e na realização de cirurgias”, explica Vilas-Boas, ao pontuar ainda que o investimento entre obras e equipamentos foi superior a R$ 3,3 milhões.

Para o paciente, a tecnologia representa rapidez e segurança nos resultados, menores doses de radiação e menos tempo de internação. Como os equipamentos possuem uma capacidade superior a 1.200 exames por mês, facilitará a programação cirúrgica dos pacientes, sobretudo de ortopedia. “A rapidez na aquisição das imagens nos permite melhor caracterização no padrão de vascularização das estruturas viscerais assim como vasculares, proporcionando maior segurança no diagnóstico e manejo cirúrgico”, afirma a médica radiologista do Hospital Manoel Victorino, Sirlene Borges, ao lembrar ainda que é possível realizar exames de angiotomografia.

Histórico de investimentos

 A implantação e renovação do parque de imagem dos hospitais estaduais na Bahia ocorre de modo acelerado. Já foram investidos mais de R$ 120 milhões em obras e na aquisição de equipamentos de ressonância magnética, tomógrafos, raios-x e mamógrafos, por meio da Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem. Outro número expressivo é o de exames, que já supera a casa de 1 milhão, desde o início da implantação em 2016.

Com atuação em 11 unidades estaduais, a Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD) e o Governo da Bahia, que formam a Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem, ampliaram a capacidade de atendimento à população, reduziram custos e promoveram melhorias nos serviços prestados. Os resultados são expressivos e a população é a principal beneficiada, visto que os exames de ambulatório são laudados no máximo em 48 horas, enquanto os exames de urgência e emergência, em uma hora, sendo o tempo máximo admitido de duas horas. Isso é mais ágil que qualquer clínica ou hospital privado.

Atualmente são 15 ressonâncias públicas no Estado, sendo sete da PPP, outras sete instaladas em policlínicas e uma no Hospital Ana Nery.. Nos próximos seis meses, outras quatro ressonâncias entrarão em operação com a inauguração de novas policlínicas. Além disso, o melhor tomógrafo do Norte-Nordeste está instalado no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), com 256 detectores. Também são feitas ressonância e tomografia cardíaca, angiotomografia e angioressonância.

SERVIÇO:

O quê: inauguração dos serviços de tomografia computadorizada dos hospitais Manoel Victorino e Professor Eládio Lassérre

Quando: 08/01 (Manoel Victorino) e 09/01 (Eládio Lassérre), ambos às 9h

Endereços: Praça Conselheiro Almeida Couto – Nazaré (Manoel Victorino)

Cajazeiras II, setor IV (Eládio Lassérre)