Em 2015 o vereador ilheense Cosme Araújo (PDT), protocolou na SECREGI/CMI, requerimento nº 095 encaminhando ao executivo local, proposta solicitando URGENTEMENTE ajuda financeira para os moradores com relação ao aluguel, especialmente dos morros, com casas em risco iminente, devido o volume de chuva já registrada na cidade de Ilhéus naquele ano.

O autor da proposta solicitou ainda que se fizesse um levantamento criterioso de toda situação da região alta da cidade; cadastro dos imóveis em risco e, que todas fossem inseridas no benefício do Aluguel Social por um período de tempo, seguindo orientação do laudo da Defesa Civil, que também havia sido solicitado pela assessoria do vereador Cosme Araújo.

Em maio de 2015 as chuvas começavam a incidir sobre Ilhéus, e com isso, a preocupação com os moradores dos morros era constante e havia possibilidades de riscos previsíveis.
N’aquela oportunidade por apresentação de proposição do vereador Cosme Araújo, foi proposto que todos os imóveis em risco de desabamentos fossem desocupados, contemplando assim, todas as famílias com o benefício do aluguel social.

DEFENSORIA PÚBLICA

Diante do requerimento do vereador Cosme Araújo e, mediante a calamidade exposta e que era responsabilidade do gestor do município de Ilhéus, a Defensoria Pública do Estado da Bahia começou a acompanhar a situação de moradores do Alto do Amparo, zona norte da cidade, que foram notificados pela Defesa Civil a desocuparem suas residências por conta do risco de desabamento na região, e que a administração pública começasse a conceder o benefício do aluguel social.

Após visita técnica ao local com o Conselho Regional de Arquitetura – CREA/BA, Coelba, Embasa e Defesa Civil, a subcoordenadora da 3ª Regional – Ilhéus, Fabianne Souza, e a defensora pública Cristiane Nogueira solicitaram, em reunião com representantes do Município, esclarecimentos à Prefeitura sobre como garantir o ALUGUEL SOCIAL para realocação dos moradores, além de medidas para remoção de entulhos e redes de abastecimento de água, saneamento e energia, que foram atingidas com o desmoronamento na área.

GRATIDÃO

Talvez poucas pessoas saibam deste detalhe de iniciativa do vereador Cosme Araújo, que, graças a sua luta constante e a preocupação, especialmente com os menos favorecidos, vem garantido o aluguel destas famílias, que nada mais é que a obrigação do gestor.

De parabéns a Cosme Araújo por sua luta, seus discursos inflamados em favor dos mais pobres. E, que graças também ao programa do governo federal, maioria destas famílias serão contempladas com um imóvel do Minha Casa, Minha Vida.
É bom que a sociedade, imprensa e, principalmente as famílias favorecidas tenham conhecimento das ações do vereador Cosme Araújo, principalmente como defensor dos mais fracos e miseráveis. “Que se repreendam os aproveitadores e aproveitadoras que no afã do sucesso político em outubro próximo tentam maquiar a informação e ludibriar a verdade”

Elias Reis, editor do www.jornaldoradialista.com.br