A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realizará coleta de sangue nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, sempre das 7 às 18 horas. Os doadores devem comparecer ao salão de festas do Palacete Misael Tavares, localizado na Praça Rui Barbosa, centro, ao lado da Igreja de São Jorge.  O sangue coletado beneficiará os pacientes nas cirurgias de transplante de medula óssea realizadas no Estado.
Explica a Superintende Técnica da Sesau e responsável direta pela coleta, Gleiciane Birschener, que, durante os três dias, serão disponibilizados veículo e equipe para a realização da coleta diária, além de material de insumo e de higiene. “Todo o sangue coletado vai direto para o Hemoba, em Salvador, que realizará o processamento, produzindo os hemocomponentes (concentrados de hemácias, plaquetas e outros), e repassará o material aos pacientes do Sistema Único de Saúde, nos hospitais da rede própria de assistência, seja estadual, municipal ou federal, e também nos hospitais contratados do SUS”, afirmou.
Todas as ações desenvolvidas nos três dias de campanha foram definidas esta semana, durante reunião que contou com a participação do secretário de saúde de Ilhéus, Antônio Ocké, de Gleiciane Birschner, Marleide Figueiredo, do Setor de Planejamento da Sesau, Maruza Alves e Regiana Quinto Póvoas, do Banco de Sangue, além dos voluntários, Enault Freitas da Rocha Filho, Maria da Glória Kruschevsky e Cristiane Kruschevsky Bastos.
Os doadores serão adicionados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. O secretário lembra que “todo mundo pode ajudar. Basta ter entre 18 e 54 anos de idade e gozar de boa saúde”.Hemoba – Gerida pelo Estado, a Hemoba é composta por uma rede de 24 Unidades Hemoterápicas de coleta e processamento de sangue, entre Hemocentros e Bancos de Sangue (Unidades de Coleta e Transfusão – UCT) em todas as regiões da Bahia.