Durante os dias 16, 17 e 18 de maio, o Hemóvel vai estar no estacionamento da Assembleia Legislativa da Bahia, das 9 às 17 horas, para realizar a Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea. A mobilização será realizada através de uma ação conjunta entre a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins na Bahia da Casa, presidida pelo deputado estadual, José de Arimateia (PRB-BA), a Comissão de Saúde e Saneamento da ALBA e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).

Pelo segundo ano, o deputado Arimateia, defensor assíduo de uma Saúde Pública de qualidade na Bahia, tem a preocupação de realizar ações com a Hemoba, para impulsionar a doação voluntária. Ele explicou que o maior objetivo da mobilização é convocar a comunidade baiana para doar sangue, e consequentemente fortalecer os estoques de sangue, que estão em estado crítico, especialmente em Salvador.

“Convido os funcionários e assessores do Parlamento Baiano para que façam parte da Campanha O Amor Corre nas Veias e ajudem a salvar muitas vidas. Na Bahia 1% da população reserva o seu tempo para o ato. Precisamos refletir em torno dessa atual situação e ajudar o nosso próximo”, enfatizou Arimateia.

Doação de Sangue

A Hemoba esclarece que para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (os menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), apresentar boas condições de saúde, pesar mais de 60 quilos e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem à doação. Para a coleta de sangue não é obrigatório estar em jejum, mas é muito importante ter dormido pelo menos seis horas antes.

Medula óssea

Com base nas leis de genética, as chances de um indivíduo encontrar um doador ideal entre irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de apenas 35%. Entre indivíduos não aparentados, a chance estimada é de 1 para 100 mil. Para se cadastrar como doador só precisa ter entre 18 e 55 anos incompletos, gozando de boa saúde.