Bullying, conflitos sobre sexualidade e tensões familiares levaram o professor e psicanalista Paulo Emanuel Machado, 55 anos, a criar seu novo livro. ‘Você não pode ser o oceano’ explora o universo de adolescentes e será lançado em Salvador, no dia 28 de novembro.

O primeiro livro de sua carreira, ‘A Tempestade’, fala de um garoto abusado sexualmente. A nova obra de Machado é tão polêmica quanto – além de ser inspirada em fatos reais, com relatos de alunos e ex-alunos.

Professor há quase 20 anos, o escritor baiano se baseia em relatos reais para expor experiências, desordens, angústias e transtornos do período da adolescência. E foram os próprios alunos e ex-alunos que pediram a produção do livro.

No novo romance, Machado escreve a história de um adolescente de 17 anos. Às vésperas de atingir a maioridade, Lucas tenta compreender a si mesmo. Abandonado pela mãe, ele descobre a homossexualidade do pai e defronta-se com a própria vida. Em um enredo envolvente, cheio de lembranças e reflexões, o protagonista aprende a aceitar os limites, as perdas e as frustrações.

Sob o olhar de Lucas estão histórias de terrorismo, corrupção e epidemias. A Copa do Mundo no Brasil, em 2014, também compõe o cenário. Diante das reflexões, o jovem escolhe a música, a escrita e a psicanálise como formas de encontrar um equilíbrio interior.