A Secretaria de Saúde de Ilhéus segue nesta sexta-feira, 20, com o calendário de vacinação contra a gripe Trivalente (H1N1, H3N2, B/Brisbane) e faz um alerta à população. O coordenador da Vigilância em Saúde, Antonio Firmo, informa que por orientação do Núcleo Regional de Saúde-Sul, neste momento, as doses recebidas serão destinadas para as crianças de segunda dose, de 6 meses a 4 anos (primovacinados), e de 5 anos a 9 anos (comorbidades/primovacinados).

De acordo com Firmo, Ilhéus já recebeu além da sua meta de doses. “Agora, precisamos assegurar a imunização para estas crianças. Desde o início da campanha que o nosso município mantém a regularidade no abastecimento da vacina em todas suas unidades de saúde. Apenas um dia o trabalho foi interrompido, e mantivemos a vacinação regular, priorizando os grupos prioritários, conforme recomendação do Ministério da Saúde”.

Por sua vez, a supervisora de Imunização do município, Walkíria Freitas Cardeal, ressaltou que crianças que em anos anteriores somente receberam uma dose são consideradas imunizadas e não devem receber a segunda, pois não são avaliadas como primovacinadas. Até o momento já foram imunizadas 34.175 pessoas que fazem parte de grupos prioritários, o que totaliza 85,59% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A imunização contra gripe foi aplicada em 18.227 idosos a partir de 60 anos; 9.130 em crianças de seis meses a menos de cinco anos; 3.076 povos indígenas; e 2.522 trabalhadores em saúde. Além disso, segundo Firmo, “pessoas de outros municípios vieram tomar a vacina nos nossos postos, em virtude da falta em suas cidades de origem, sendo disponibilizadas imediatamente”.

A imunização também atendeu 966 mulheres grávidas; 254 puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade (410) e funcionários do sistema prisional (27). Além disso, foram vacinadas 5.834 pessoas com comorbidades e 438, sem comorbidades, totalizando 33.693 doses aplicadas.

Lembrete – Walkíria Freitas Cardeal volta a reforçar que a população deve manter hábitos para prevenir a doença. Dentre os cuidados especiais ela lembra que é preciso sempre lavar as mãos várias vezes ao dia; evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável; manter os ambientes ventilados; e evitar aglomerações e ambientes fechados.

A campanha prossegue em unidades de saúde como as dos bairros Banco da Vitória, período da Tarde; do Salobrinho, período diurno; Vila Cachoeira, período Matutino; Euller no Vilela, período matutino; Posto Sarah Kubitschek, período diurno; do Iguape, segunda a quinta à tarde; de Olivença, pela manhã; do Hernani Sá, período matutino e noite; Herval Soledade no Pontal, período da manhã; do Nossa Senhora da Vitória, período diurno; do Ilhéus II, período matutino; CAE III (antiga Fundação Sesp), período diurno.