A clínica AMO – Assistência Multidisciplinar em Oncologia, com o apoio da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) – Regional Bahia e do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG), realizou, no último sábado (14), o 1º Simpósio Multidisciplinar de Câncer Retal, no Hotel Praia do Sol, zona sul de Ilhéus. O evento debateu as técnicas de combate ao câncer de reto.

De acordo com o Dr.  Caio Silvério de Souza, oncologista clínico e diretor médico da clínica AMO Ilhéus, também coordenador da atividade, o simpósio teve como seu principal objetivo “mostrar que a oncologia é multidisciplinar e ao mesmo tempo, tentar criar na região uma rotina de eventos científicos de qualidade”. Ainda comentou que o tema foi escolhido “porque dentre as possibilidades de doenças oncológicas, o câncer de reto é multidisciplinar, inclui o cirurgião, radioterapeuta, radiologista, endoscopista, gastroclínico e oncologista”.

O médico sinalizou que a nossa região, principalmente Ilhéus e Itabuna, tem curso de medicina, hospitais, diversas especialidades e precisa promover uma agenda de debates científicos. “Nós da clínica AMO já estamos aqui há quatro anos, uma região que necessita de rotina científica. Nosso desafio foi realizar um evento de grande impacto, com convidados daqui, também de São Paulo e Salvador para debatermos um tema oncológico multidisciplinar. A tendência é que a gente faça pelo menos uma vez por ano algo semelhante em outras áreas da oncologia: mastologia, urologia, tórax, entre outros. Vamos tentar montar uma rotina anual”, avaliou.

Dra. Anelisa Coutinho, oncologista da clínica AMO Salvador, disse que a tecnologia tem avançado bastante no combate ao câncer retal. “Antigamente tínhamos que lidar praticamente com exame físico, hoje, além desse procedimento, conseguimos lidar com as melhores técnicas endoscópicas – que facilitam o diagnóstico mais precocemente e temos uma abordagem mais precisa de lesões iniciais, até sendo possível fazer o tratamento via endoscópica mesmo, preterindo da cirurgia” destacou.

A médica também abordou demais técnicas atualmente melhores, como as de imagem e outras. “Hoje a ressonância magnética nos dá um grau de precisão maior, que praticamente sela o estadiamento (processo para determinar a extensão do câncer) do tumor e o comprometimento ou não de linfonodos, que é essencial para o planejamento terapêutico. O patologista, na análise precisa, utilizando as técnicas mais modernas e a imuno-histoquímica consegue definir com precisão o estadiamento para que o clínico, oncologista, radioterapeuta ou cirurgião planejem da melhor forma possível o tratamento para o paciente”, enfatizou.

Para o médico Dr. Marzio Azaro, cirurgião geral, participante do simpósio, “a atitude do colega Caio Silvério, da clínica AMO de Ilhéus, ao promover um evento dessa natureza faz com que a região passe a fazer a abordagem multidisciplinar ser cada vez mais pertinente, resultando com que os nossos pacientes sejam melhores assistidos”.

Palestrantes – Além do Dr. Caio Silvério e da Dra. Anelisa Coutinho, palestraram: Dra. Lorena Lins (AMO Ilhéus), Dr. Daniel Athanazio (Imagepat), Dr. Lister Cedro (Multimagem Ilhéus), Dr. Euler Azaro (AMO Salvador), Dr. Paulo Azaro (Beneficência Portuguesa – SP), Dr. Thomás Giollo (ICESP -SP) e Dr. Rodrigo Guedes (AMO Salvador).