A Secretaria de Educação de Ilhéus sediou o Seminário de Pedagogia por Projetos para as Escolas Municipais do Campo. Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio do Programa Despertar, o evento aconteceu na semana passada, no auditório da APPI-APLB-Costa do Cacau, das 8 às 17 horas. Este ano, o ‘Despertar’ trouxe para escolas desenvovolver diversas atividades, a exemplo de água, cidadania e sustentabilidade, já sendo desenvolvido com alunos da educação infantil ao 9º ano.

A coordenadora do programa em Ilhéus, Célia Miranda, considerou o seminário de fundamental importância, pois apresentou inovações para as atividades escolares e o fortalecimento nas relações escola e comunidade. “Foi possível perceber também o quanto nossas escolas estão envolvidas com essa proposta do Programa Despertar, que é promover a educação voltada para a responsabilidade social, cujo foco é alavancar mudança de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental”, ressaltou.

Célia Miranda informou ainda que as escolas realizam experiências fora da sala de aula com os estudantes, a exemplo do dia de campo, caminhadas ecológicas, mobilização social na comunidade, oficinas de reaproveitamento de resíduos, seleção do lixo e cultivo de horta nas escolas. “O Programa Despertar está implantado no município desde 2017, e busca em suas ações no município, parcerias fundamentais com o Sindicato dos Produtores Rurais, Superintendência do Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura, Ceplac, Secretaria de Saúde, Embasa, dentre outras instituições”, afirmou.