Uma infestação de caramujos africanos deixa moradores da cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia, preocupados. Os bichos se espalharam por diversas ruas e quintais dos imóveis e as pessoas estão com medo de contrair doenças.

O caramujo africano pode mesmo representar grande ameaça, segundo especialistas. O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus, Aloísio Leite, afirma que já existem casos em vários países e estados brasileiros de pessoas que tiveram contato com a secreção do caramujo e apresentaram doenças.

“Há registro de um tipo meningite, que já chegou a Recife, e uma verminose que perfura o intestino, causando dor abdominal aguda”, aponta.

Reprodução – O caramujo africano adulto é escuro e tem carapaça listrada. Cada um dos bichos põe até dois mil ovos por ano. A rapidez na reprodução é pelo fato de que eles não precisa de parceiro, são hermafroditas.

Muitos moradores chegam a utilizar sal para matar os caramujos, mas o Centro de Zoonoses afirma que o melhor a se fazer é entrar em contato com o órgão.