A pedido do Departamento de Inclusão Digital, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o município de Ilhéus – indicado como beneficiário do Projeto Cidade Digital através de uma emenda do deputado federal Paulo Magalhães – já encaminhou uma lista de 40 localidades que poderão compor a rede de comunicação local.

São espaços da esfera pública, a exemplo de escolas, secretarias, prefeitura, postos de saúde, delegacias, para além de praças. De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal Soub, a lista enviada não garante que todos os pontos apresentados serão contemplados, já que o governo federal ainda vai realizar o georreferenciamento para definir a quantidade de espaços atendidos.

Dentre as praças sugeridas pelo governo municipal, estão a J.J. Seabra, Dom Eduardo (Catedral), Castro Alves, São João Batista (Pontal) e Santa Rita (Conquista). O Projeto Cidade Digital de Ilhéus tem tido todas as suas etapas burocráticas acompanhadas pelo prefeito Mário Alexandre, em Brasília.

A iniciativa contempla a modernização da gestão pública e da infraestrutura tecnológica nos municípios contemplados, ampliando o acesso aos serviços públicos e promovendo o desenvolvimento por meio da tecnologia. Também democratiza o acesso à internet, com sinais em praças públicas, reduzindo a desigualdade e promovendo a geração de emprego e renda.