A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) mobilizou servidores e comunidade para o dia de mobilização da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo, que acontece neste sábado (18), em todas as unidades de saúde do município. Durante a semana, as equipes da Sesau deram continuidade ao cronograma de atendimento nos distritos e povoados, concluindo com o atendimento das crianças de um ano a menores de cinco anos de idade, no Rio do Engenho e Areia Branca, nesta sexta-feira (17).

A supervisora de Imunização da Sesau, Walkíria Cardeal, disse que, a exemplo das campanhas anteriores, é de fundamental importância que as crianças compareçam às unidades de saúde para tomar as vacinas e se proteger das doenças. Como recomenda o Ministério da Saúde, a carteira de vacinação deve ser levada, para que os técnicos possam checar se existe alguma vacina que ainda não foi aplicada, ou doses em atraso para complementar o esquema vacinal.

Conhecida como paralisa infantil, a poliomielite causa paralisia que começa de forma repentina e pode afetar desde as pernas até o corpo inteiro, e comprometendo até a respiração. O vírus foi erradicado no Brasil na década de 90. A contaminação da doença ocorre por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral através de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar.