Após o recesso desde dezembro último, previsto no regimento interno da Casa, as sessões ordinárias da Câmara Municipal de Ilhéus retornam na próxima terça-feira, dia 19 de fevereiro, quando, provavelmente, na oportunidade o chefe do executivo municipal, Prefeito Dr. Mário Alexandre se fará presente para apresentar sua mensagem, expondo  a situação política e financeira atual do Município e as propostas para os dois anos restantes de sua gestão. A vinda do Prefeito à Câmara nesta primeira sessão, segue um rito e convite pertinente a este. Não existe necessariamente a obrigação.

Ainda nesta primeira sessão, se houver interesse da Mesa diretora, poderá acontecer os preenchimentos numéricos das Comissões Permanentes, obedecendo, claro, o quesito da proporcionalidade, abrindo tempo para que cada parlamentar se inscreva ou mesmo que os lideres e/ou blocos indiquem seus representantes, podendo no máximo cada vereador participar de 04 (quatro) comissões e, cada comissão é preenchida por 03 (tês) vereadores. Normalmente a formação das Comissões são finalizadas até a terceira sessão ordinária, devido aos ajustes.

O legislativo ilheense é composto por 19 (dezenove) parlamentares, e conforme o regimento o Presidente da Mesa não integrará qualquer Comissão, mas, com referencia aos demais membros, Vice-presidente e Secretários podem figurar em qualquer Comissão, quando não possível não compô-la de outra forma adequadamente.

VEJA A COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES 2017/2018:

Legislação, Justiça e Redação Final

Jerbson Moraes

Ivo Evangelista

César Porto.

Finanças, Orçamento Obras e Serviços Públicos

Nino Valverde

Jamil Ocké (LUIZ CARLOS ESCUTA).

Jerbson Moraes

Defesa do Consumidor

Ery Bar

Ivo Evangelista

Thadeu Muniz

Defesa do Meio Ambiente

Nerival Reis

Paulo Meio Quilo

Jerbson Moraes

Agricultura, Indústria e Indústria e Comércio

Abraão Oliveira

Ivo Evangelista

Makrisi Sá……….FAZIA PARTE DA MESA DIRETORA.

Direitos Humanos

Juarez Barbosa

Pastor Matos……..FAZIA PARTE DA MESA DIRETORA.

Paulo Meio Quilo

Educação e Cultura

Jamil Ocké (LUIZ CARLOS ESCUTA).

Gil Gomes………..FAZIA PARTE DA MESA DIRETORA.

Paulo Carqueija

Turismo

Jamil Ocké (LUIZ CARLOS ESCUTA).

Nino Valverde

Ery Bar

Transportes

Paulo Carqueija

Fabrício Nascimento

Thadeu Muniz

Saúde

Aldemir Almeida

Abraão Oliveira

Fabrício Nascimento

Ética e Decoro Parlamentar:

Juarez Barbosa

Ivo Evangelista

Nerival Nascimento

Segurança Pública:

César Porto

Juarez Barbosa

Paulo Meio Quilo

Considerando ainda o mesmo número de Comissões Permanentes (12)  e diante dos precedentes e ajustes na montagem das Comissões de 2017/2018, vislumbra-se possibilidades de contemplações nas novas comissões dos atuais mesários, LUIZ CARLOS ESCUTA, FABRÍCIO NASCIMENTO E JUAREZ BARBOSA.

Para s sessões iniciais, já existe uma convocação para o Secretário de Saúde, Geraldo Magela, para participar de uma sabatina quanto as supostas “irregularidades” na pasta, no tocante ao excesso de diárias.

Esse ano os trabalhos no Legislativo Municipal se iniciam sob o comando da nova mesa diretora eleita em dezembro de 2018 e que tem como meta intensificar o contato entre a população de Ilhéus e a Câmara Municipal. Dentre as metas já estabelecidas para esse ano de trabalho estão o retorno das Sessões Itinerantes e a ampliação dos canais de Comunicação da casa.

Para o presidente, CÉSAR PORTO (sem partido) a expectativa para 2019 é bastante positiva: “Vamos trabalhar intensamente em prol da comunidade ilheense, levando ao conhecimento da população todos os trabalhos realizados na casa e vamos fazer isso através de releases diários e informativos nas redes sociais.

“Vamos trabalhar duro e incessantemente. A cidade precisa avançar, precisamos legislar e aprovar os projetos necessários e de interesse da sociedade, sempre pautado na transparência, sempre que possível numa relação harmônica com o executivo, mas totalmente independente”, pontuou o Vice-presidente LUIZ CARLOS ESCUTA ao JORNAL DO RADIALISTA.

A atual mesa diretora da Câmara para o biênio 2019-2020 é composta pelos vereadores CÉSAR PORTO (sem partido) como presidente, LUIZ CARLOS ESCUTA (PP) como Vice-presidente, FABRÍCIO NASCIMENTO (PSB), 1º Secretário, e como 2º Secretário, JUAREZ BARBOSA (MDB).

Lembrando que até o dia 20 de cada mês, com fulcro no Art. 35/RI, o Presidente da CMI terá que apresentar  ao plenário, o balanço mensal de toda movimentação financeira do que entrou e do que saiu no mês anterior. Dia 20 próximo é a primeira prestação de constas. Considerando os pilares da administração pública, que se estenda esta prestação de contas à imprensa, para conhecimento e publicidade necessária como dispõe o Art. 37/CF.

Fonte: www.jornaldoradialista.com.br