Acessibilidade nos espaços públicos, acesso à justiça, combate à corrupção, participação de mulheres e negros no governo e de jovens e adolescentes em instâncias deliberativas são alguns dos indicadores do eixo “Governança”, tema do debate do Improviso, Oxente! que acontecerá na próxima terça-feira (12), na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus (Avenida Soares Lopes). Com entrada gratuita, o evento vai reunir a sociedade civil em uma intensa discussão sobre os indicadores desse setor. Para capitanear o debate, será convidada a promotora Regional de Meio Ambiente Costa do Cacau Leste, Aline Valéria Salvador.

Este é o segundo de uma série de 13 debates semanais, que acontecerão sempre às terças-feiras, promovidos pelo Instituto Nossa Ilhéus em parceria com o Teatro Popular de Ilhéus. O objetivo é promover a discussão sobre as necessidades prioritárias da cidade a partir de indicadores, baseados nos 12 eixos Programa Cidades Sustentáveis. Durante o encontro, os indicadores de 2012 – que podem ser acessados em nossailheus.org.br/indicadores – servirão como ponto de partida para a discussão.

O debate sobre o eixo Governança parte da ideia de que uma gestão moderna e democrática deve combinar as diretrizes político-partidárias do governante com mecanismos de atuação direta da sociedade nas decisões administrativas, sempre respeitando a diversidade e construindo instrumentos que fomentem a igualdade em diferentes níveis. Por isso, também são esperados no debate pré-candidatos ao legislativo e ao executivo municipal, além de membros dos conselhos de políticas públicas municipais.

Instituto Nossa Ilhéus – Fundado em 09 de março de 2012, o INI é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, tendo como eixos de atuação a Educação para Cidadania, o Monitoramento Social e o Impacto em Políticas Públicas. Atua no sentido de promover o impacto social que educa e, para isso, promove o monitoramento social, mobilizando e intervindo na realidade política e social do município. O Instituto, estando aberto a todos que desejem engajar-se em suas atividades. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. Acompanhe também a fanpage facebook.com/InstitutoNossaIlheus e o site www.nossailheus.org.br

Programa Cidades Sustentáveis – Oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores e um banco de boas práticas com casos exemplares nacionais e internacionais, a fim de sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para se desenvolverem de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Saiba mais em www.cidadessustentaveis.org.br