A partir desta terça-fweira (10), até sexta-feira (13), estão abertas as inscrições para o projeto ‘Terreiros Criativos’ que beneficia 10 terreiros de candomblé de Cachoeira e São Félix, além de condutores, guias de turismo e profissionais que trabalham com cultura no Recôncavo baiano. “As inscrições acontecem gratuitamente das 8h às 12h, e das 14h às 17h, na sede da Fundação Hansen Bahia (Rua Treze de Maio, n°197-373) em Cachoeira”, avisa o presidente da Associação dos Guias e Condutores de Turismo do Vale do Paraguaçu (ACTUP), Alexssandro Simão (SandroGuia), responsável pela coordenação do projeto. Informações via telefones da ACTUP: (75) 98245.1045 e (71) 99154-5965.

A iniciativa conta com patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), com apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e Secretaria de Cultura (SecultBA). O projeto integra o Programa de Fomento e Valorização dos Terreiros Patrimonializados e trabalha com três eixos: educação (capacitação), turismo (sinalização) e comunicação (informação e impressos). A concepção e desenvolvimento tem foco na Economia Criativa voltada à cultura.

São oferecidas 40 vagas; sendo 20 para integrantes dos 10 terreiros de candomblé registrados como Patrimônios Culturais, 10 para associados da ACTUP, e as demais para promotores de turismo e cultura da região. “O projeto é inédito e inovador na Bahia, já que ainda não se tinha implantado programa de política pública continuada para beneficiar terreiros tombados ou registrados pelo Estado”, afirma o diretor do IPAC, João Carlos de Oliveira. Segundo ele, os terreiros serão capacitados para ações de receptividade, aprimoramento de conhecimentos das culturas de matriz africana, educação e preservação patrimonial. O IPAC foi responsável pela pesquisa e parecer que tornaram os terreiros bens culturais da Bahia.

MÓDULOS – “Teremos curso com carga horária de 80 horas distribuídas em três módulos por período de três meses; o primeiro, sobre Histórias do Brasil e da África, o segundo sobre Turismo e Patrimônio cultural, e o último, a Vivência e Roteirização”, completa Alexssandro. Os 10 terreiros participantes são o ‘Aganjú Didê’ (conhecido como ‘Ici Mimó’), ‘Viva Deus’, ‘Lobanekum’, ‘Lobanekum Filha’, ‘Ogodó Dey’, ‘Ilê Axé Itayle’, ‘Humpame Ayono Huntóloji’ e ‘Dendezeiro Incossi Mukumbi’, em Cachoeira, além de ‘Raiz de Ayrá’ e ‘Ile Axé Ogunjá’ em São Félix. Módulos sobre os monumentos históricos, história do Recôncavo, conceitos sobre arquitetura colonial e roteirização turística, complementam a programação.

A ACTUP prospecta sempre parcerias com organismos como Setur, Secult e IPAC, além de agências de turismo, prefeituras e empresas privadas. “Buscamos desenvolver a cultura e o turismo na região, visando a geração de empregos e renda para a população local e qualificar a recepção dos turistas que visitam a nossa terra”, finaliza Simão. Na última etapa do trabalho, os terreiros ganham sinalização com identificação da historicidade, arquitetura e ‘nação’ a que pertencem, todos em três idiomas (português, inglês e espanhol). O sistema de sinalização obedecerá regras de padrões internacionais.

O IPAC/SecultBA já lançou livro (http://migre.me/to47q) e videodocumentário sobre os 10 terreiros. Liberou ainda recursos para serviços prediais nesses espaços sagrados. Saiba mais no site www.ipac.ba.gov.br, facebook Ipacba Patrimônio, twitter @ipac_ba e instagram @ipac.ba. Para mais informações sobre o ‘Terreiros Criativos’ e a ACTUP: endereços eletrônicos sandroguia@bol.com.br eactup-cachoeita@bol.com.br, além dos telefones (75) 98245.1045 e (71) 99154-5965.