O turismo gastronômico na Bahia torna-se ainda mais competitivo com a nova edição do Festival Sabores de Itacaré, que acontece de 1º a 17 de dezembro, no município da Costa do Cacau. Mais de 40 bares e restaurantes devem participar do evento, cuja programação inclui apresentações culturais, shows e aulas de culinária. Também estão previstas qualificação de profissionais e ações de estímulo ao uso de produtos da agricultura familiar.

A programação do festival foi apresentada nesta terça-feira (16) ao subsecretário estadual de Turismo, Benedito Braga. Participaram da reunião na sede da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), em Salvador, o prefeito Jarbas Barros, o secretário municipal de Turismo, Alexandre Pauliello, e organizadores do evento.

A expectativa é de que a movimentação financeira na cidade supere em 20% os números alcançados nas duas primeiras edições (2014 e 2015) do festival – cerca de R$ 100 mil em cada ano. Para atrair visitantes, serão iniciadas negociações com hotéis e operadores de turismo, a fim de formatar pacotes com preços atrativos.

“O festival aposta em um dos grandes atrativos da Bahia, a gastronomia. Em Itacaré, ela se soma às belas praias e trilhas. As duas primeiras edições contaram com apoio da Setur, que estimula a realização de eventos turísticos”, afirmou Benedito Braga. Para o prefeito Jarbas Barros, uma característica marcante do festival gastronômico é a oferta de cursos e aulas-show como forma de qualificar a mão de obra local.