Na última 3ª feira, dia 07/07, numa articulação da oposição liderada pelo Vereador Cosme Araújo (PDT), o projeto de lei nº 047/2015 do Executivo Municipal que dispõe sobre a implantação e gerenciamento rotativo pago – Zona Azul – de veículos nas vias e logradouros públicos do Município de Ilhéus foi retirado de pauta em função de diversos fatores inconsistentes. E, ainda, em virtude também do pedido de vista do vereador Dero. Isto deixou o prefeito de Ilhéus irritadissimo.

Considerando que a última sessão ordinária da Câmara seria nesta 4ª feira, dia 08/07 para apreciação e votação da LDO, repentinamente depois de uma ligação do próprio Jabes Ribeiro para o líder do governo, Luís Carlos Escuta, este orientou o vereador Aldemir Almeida para que pedisse vista da LDO, numa manobra para protelar a sua votação, forçando a votação inicial do projeto Zona Azul. E realmente não se votou absolutamente nada.

Diante da bagunça instalada e do imperialismo do prefeito sobre o legislativo ilheense, o projeto da Zona Azul volta à pauta na próxima 3ª feira, dia 14/07, em votação única. E, consequentemente a LDO será votada no dia seguinte, dia 15/07. Isso se não surgir fato novo.

Isto significa que o recesso parlamentar do legislativo não mais se inicia nesta 5ª feira, dia 09/07, como o Jornal do Radialista havia anunciado. Considerando os termos do preceituado no § 2º do artigo 57 da Constituição da República, a Sessão Legislativa não será interrompida sem a aprovação da LDO.

Quando chega ao ponto do prefeito determinar o que vota e o que deixa de ser votado na Câmara; e quando determina o dia que deve se iniciar o recesso, realmente esmorece e desanima pensar em independência. TRISTE LEGISLATIVO!