Mais uma vez o gestor municipal desdenha da lei e da sociedade. Numa inequívoca demonstração de ditadura, o prefeito de Ilhéus não vem respeitando a Lei Orgânica do Município. O artigo 218 da LOMI determina a obrigatoriedade de eleições diretas para diretores e vice-diretores da Rede Pública Municipal de Ensino.

Preocupado com a ingestão do atual prefeito, o vereador Cosme Araújo (PDT), protocolou na Câmara Municipal de Ilhéus, Projeto de Lei, exigindo cumprimento da ordem e formatação da Lei Complementar estabelecido no capítulo concernente a Educação, da LOMI.

A escolha dos ocupantes do cargo de direção e vice direção das escolas públicas do município de Ilhéus, democraticamente, deve ocorrer com a participação de toda a comunidade escolar, ou seja, pelos professores, funcionários, alunos e pais.

A direção é um dos pilares do bom funcionamento da escola. Infelizmente, atualmente a comunidade escolar da cidade de Ilhéus não pode escolher os diretores e vice-diretores e, na maioria das vezes, o critério para essa escolha é o apadrinhamento político. Em pleno século 21, onde vivemos diversos avanços institucionais e tecnológicos em nosso País, é inaceitável que as escolas da rede pública continuem sem o direito de debater e decidir. “Defendemos que a democratização da gestão escolar seja um exercício de cidadania para todos. A escola tem uma influência enorme na formação de um cidadão e não podemos aceitar um modelo de gestão fechada e autoritária”, adverte o vereador Cosme Araújo.

Assessoria.

Enquanto o Estado…
Secretaria da Educação do Estado realiza domingo prova que habilita candidatos a eleição de diretor escolar
Mais de sete mil candidatos a dirigentes escolares da rede estadual fazem, no domingo (15), a prova de certificação que habilita professores e coordenadores pedagógicos à gestão escolar.
A certificação é a primeira etapa no processo de eleição de dirigentes escolares que acontece no dia 10/12, em todas as 1.369 escolas da rede estadual.
A prova de certificação é uma exigência legal, estabelecida pelo Estatuto do Magistério do Estado da Bahia, como forma de avaliar os conhecimentos do candidato sobre a função que está pleiteando.
A prova será às 14h, do domingo, no município escolhido pelo candidato. Os locais das provas estão disponíveis no site da Cespe.