Segundo o Mapa da Violência 2014, Itabuna é considerada uma das cidades mais violentas do país e por este motivo, sediou nesta sexta-feira (15) uma audiência da CPI do congresso nacional que investiga as causas e consequências de crimes contra jovens negros e pobres.
O encontro, requerido pelo deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB), reuniu na Câmara de Vereadores, autoridades, representantes de movimentos sociais e famílias de vítimas.

O vereador Jairo Araújo (PCdoB), que é presidente da comissão de direitos humanos da câmara municipal, em sua fala na mesa, disse que é preciso ter cuidado com a banalização da violência e com “soluções mirabolantes, como a redução da maioridade”.

Jairo falou ainda que a vinda da CPI tem um papel central, que é ouvir o clamor dos que sofrem. Ele também afirmou que a redução da maioridade significaria antecipar o acesso dos jovens às “universidades do crime”.
“A vinda da CPI a itabuna é uma atitude arrojada e ousada, pois ela faz um raio X dos problemas. Agora temos que enfrentar o debate e que poucas pessoas tem coragem de fazer que é lutar contra a redução da maioridade penal, se isso for aprovado vai acirrar o processo de violêcia no Brasil. Completou.