O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, participou do Seminário Internacional de Gestão Pública realizado nesta sexta-feira, 24, na Terceira Via Hall, em Itabuna, ao lado do vice-governador do Estado, João Leão, deputados estaduais e federais, prefeitos, secretários municipais, representantes do setor empresarial e da sociedade civil organizada. Realizado pela Associação dos Municípios da Região Cacaueira – Amurc, o Fórum Empresarial da Bahia e contou com o apoio do Sebrae, que levou à reflexão sobre a necessidade de um maior envolvimento dos gestores públicos no fortalecimento dos pequenos negócios.

Jorge Khoury destacou as ações que estão sendo implantadas pela instituição nos municípios do Sul da Bahia, a partir do programa Cidade Empreendedora. Durante a sua fala, ele ressaltou a importância do município em criar condições ideais para o crescimento dos micro e pequenos negócios, seja no comércio, na indústria ou na agricultura.

“Tem que existir o envolvimento do município, desburocratizando uma série de ações, aplicando a educação empreendedora. O esforço que temos feito hoje é que essa ação seja articulada em parceria com a administração do município, e, só assim, a gente vai poder disponibilizar aos empreendedores a condição para crescer, declarou o superintendente.

Dentro dessa proposta, o município de Uruçuca, que está há mais de um ano implementando ações em parceria com o Sebrae, já possui a Sala do Empreendedor, está em fase de implantação de ações de educação empreendedora, e já desenvolve iniciativas de desburocratização e compras públicas. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Águido Muniz, o objetivo é “gerar riqueza, renda para os empreendedores locais e fazer com que os recursos circulem no municípiol”.

Já Ilhéus, que iniciou recentemente o processo de implantação dos eixos de gestão pública, educação empreendedora, desburocratização e de compras públicas e energia, tem investido também, na capacitação dos agentes públicos, através do programa Liderar o Futuro do Sebrae. “Precisamos ter profissionais que pensem em liderar, em gerir com eficiência econômica, diminuição de custos e que o maior beneficiado seja a nossa comunidade”, declarou o prefeito Mário Alexandre.

Dentre as ações de eficiência da gestão pública, o prefeito de Itacaré e presidente do Consórcio Litoral Sul, Antônio de Anízio destacou a parceria do Sebrae, Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, Instituto Arapyaú e a empresa Gove, que no ano passado aplicou ações de melhoria em seu município. “Tivemos redução de despesas no transporte escolar, municipalizamos a coleta de lixo e conseguimos dobrar a nossa arrecadação”, declarou o gestor.

Mais de 40 municípios do Sul da Bahia foram representados por lideranças regionais. O presidente da Amurc e prefeito de Firmino Alves, Aurelino Cunha, destacou que o evento reuniu lideranças importantes que contribuem para o fortalecimento da economia, e consequentemente, o desenvolvimento dos municípios. “A participação e união dessas lideranças, como o vice-governador, os deputados, federal e estadual, o Sebrae, a Embasa e o Fórum Empresarial da Bahia reforçam o comprometimento com a nossa região”.

Temáticas

Sobre a temática “Bahia, Estado em Desenvolvimento”, o vice-governador João Leão, que também é titular da secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia e tem acento no Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Bahia, destacou investimentos que estão sendo instalados, a exemplo da Ferrovia Oeste – Leste e relatou sobre a sua trajetória empresarial, que influenciou de forma positiva a sua carreira política.

Já a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, falou sobre “Novos modelos de desenvolvimento: singularidades culturais como ativos econômicos”, com insights sobre as alternativas de fortalecer a economia cultura, criativa, compartilhada e colaborativa. Segundo ela “são economias que trabalham o intangível, a capacidade de gerar valor a partir daquilo que mas aquilo que está abundantemente nessa região, principalmente pela rica cultura, pela história e pelos símbolos”, destacou.

O evento ainda debateu sobre “Gestão por processo na Administração Pública”; “Mindfulness como política: da implementação aos benefícios à sociedade”; “Contratualização em Saneamento Básico: Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário”; “Compliance na Administração Pública: conformidade e gestão de risco” e “Resíduos Sólidos – uma nova solução”.