O Dia Mundial de Combate ao AVC, 29 de outubro, será marcado por uma extensa agenda informativa e preventiva sobre a doença na capital baiana. Para coroar a data, o deputado estadual José de Arimateia (PRB), vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), realizará a Audiência Pública Rede AVC na Bahia, na qual fará o lançamento estadual do Aplicativo AVC Brasil. O evento acontecerá simultaneamente nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal, nas Casas Legislativas, através de videoconferência. A cerimônia terá início a partir das 9h30, na Sala Luiz Cabral, na ALBA.

Desenvolvido pela Rede Brasil AVC, o aplicativo vai oferecer ao usuário a identificação do AVC, através de ilustrações, mostrando os principais sintomas da doença, tais como boca torta, dificuldade de falar e para levantar os braços. O App Brasil AVC tem a finalidade alertar as pessoas e facilitar o acesso do paciente o mais rápido possível a uma unidade de atendimento especializado, já que também oferece uma relação delas, com filtro de endereço por geolocalização, apontando a mais próxima de onde o usuário se encontra. Além disso, em todas as telas do App, poderão ser acionados três botões de ligação telefônica instantânea: para o SAMU 192, um “Número Amigo” cadastrado previamente ou um serviço de taxi. Ele poderá ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais dos sistemas Android e IOS.

Para o deputado José de Arimateia, a luta em favor da melhoria da Saúde Pública precisa ser constante. “A tecnologia se revela uma grande aliada na nossa busca pelos avanços em direção à saúde e bem-estar da população baiana, principalmente quando é utilizada em benefício de quem sofre ou pode sofrer as consequências do AVC. A prevenção é sempre o melhor remédio e estou imensamente satisfeito por poder entregar esse aplicativo nas mãos dos baianos”, analisou o parlamentar. De acordo com a Rede Brasil AVC, o atendimento rápido e adequado é fator determinante, pois evita que o cérebro fique exposto a maiores danos e representa toda a diferença entre viver ou morrer.

Classificada como uma das principais causas de mortes no mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Acidente Vascular Cerebral (AVC) mata um brasileiro a cada cinco minutos, de acordo com a Academia Brasileira de Neurologia, somando mais de cem mil óbitos anualmente. Dados Coordenação da Unidade de AVC do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) revelam um número de cinco mil mortes por ano, apenas no estado da Bahia, em decorrência da doença, que vem aumentando seus índices em jovens, por questões de obesidade e sedentarismo.

A Audiência Pública Rede AVC na Bahia discutirá sobre sintomas, causas, atendimento, estatísticas e combate ao Acidente Vascular Cerebral. Na ocasião, serão distribuídos materiais informativos e de conscientização sobre o AVC. Estarão presentes o Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, o Secretário Municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues, o Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, o Presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da ALBA, Alan Sanches, o Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vereadores, Duda Sanches, além da Presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Estela Souza.

Projetos de Lei – Atento aos riscos causados pelo AVC e à necessidade de um plano de prevenção à doença, cujos sintomas ainda são ignorados por um grande número de pessoas, o deputado estadual José de Arimateia, deu entrada em dois Projetos de Lei na Casa Legislativa Baiana, no ano de 2015. No primeiro, institui no estado da Bahia a obrigatoriedade da afixação de adesivo com sinais e sintomas do AVC em locais públicos, privados e dentro de meios de transporte (aéreos, terrestres, marítimos e fluviais). O segundo institui a Semana de Conscientização do AVC na Bahia.

Rede Brasil AVC – Organização não Governamental criada com a finalidade de melhorar a assistência global ao paciente com AVC em todo o País. É formada por profissionais de diversas áreas que, unidos, lutam para diminuir o número de casos da doença, melhorar o atendimento pré-hospitalar e hospitalar ao paciente, melhorar a prevenção ao AVC e propiciar a reabilitação precoce e reintegração social.