A juíza federal Solange Ramos de Vasconcelos deferiu pedido liminar para suspender decreto da presidente Dilma Rousseff, de quinta (3), por meio do qual nomeou Wellington César Lima para o posto de ministro da Justiça.

Com a decisão, ela acatou os argumentos da Ação Popular proposta pelo deputado José Mendonça Bezerra Filho (DEM-PE). A juíza sustenta que Lima precisa primeiro ser desligado do Ministério Público da Bahia.

Segundo a juíza, nada impede que caso ele faça a exoneração ou se aposente no MP, seja novamente nomeado ministro. No STF, o entendimento também é de que César não poderia acumular as duas funções.

Em 2010, Wellington César assumiu o cargo de procurador-geral de Justiça da Bahia, indicado pelo então governador, Jaques Wagner. Na época, Wellington foi o menos votado na lista tríplice para assumir o cargo, e mesmo assim foi o escolhido, o que gerou críticas. Dois anos depois foi reconduzido ao cargo, de novo pelas mãos de Jaques Wagner. Atualmente, ele atuava como procurador-geral de Justiça adjunto para assuntos jurídicos do Ministério Público da Bahia.