O deputado federal Davidson Magalhães reuniu-se ontem (6/04) com várias lideranças políticas de diferentes segmentos e comunidades dos bairros, associações e entidades de classe e movimentos sociais de Salvador, para um balanço dos primeiros meses de trabalho na Câmara dos Deputados.
Fez breve análise do panorama político e econômico, pontuando que as soluções da crise “não podem penalizar os trabalhadores e os mais necessitados”. O deputado reafirmou a disposição de seguir com duas prioridades imediatas de ação: a defesa da Petrobras e a favor da vida no combate à violência contra os jovens negros e pobres.
Foram três horas de conversa.  Eleito presidente da Frente Parlamentar em defesa da Petrobras denunciou a tentativa tucana de enfraquecer a petrolífera, de olho na sua privatização: “É inadmissível que todo o capital institucional e o seu valor de mercado sejam dilapidados. A Petrobras hoje representa 15% dos investimentos do país e 10% do nosso PIB”.
Integrante da CPI da Câmara dos Deputados que vai apurar as causas e consequências da violência contra os jovens negros e pobres, Davidson Magalhães citou os dados do Mapa da Violência no Brasil em 2014. Números que reforçam a urgência de o país se deter sobre o assunto. Em algumas cidades do Nordeste, e Davidson citou Itabuna, a taxa de homicídio de jovens é ainda mais dramática e chega a ser 10 vezes maior que a taxa nacional, “que é de 29 para cada 100 mil habitantes”.
A renomada professora Mary Castro, pesquisadora da UFBA e Unesco, especialista em políticas da juventude, enfatizou os argumentos do deputado face à lamentável realidade brasileira de desprezo pela vida dos jovens.  A secretária de Políticas para as Mulheres, Olivia Santana (PCdoB) afirmou que “Davidson está na linha de frente em defesa de grandes preocupações nacionais, exercendo um mandato com decência e renovando a esperança e confiança da população no político”.
O presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza endossou o comentário, considerando que “ele reúne qualidades de conhecimento pois foi gestor da Bahiagás e conhece  a estatal e sua importância para o desenvolvimento do país”. O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, concordou com a opinião do deputado contra a aprovação do Projeto de Lei (PL-4330/04) que permite que todas as atividades da empresa ou instituição pública sejam terceirizadas, inclusive sua atividade-fim: “Uma traição com todos os trabalhadores”, afirmou. Ele conclamou os presentes a criar uma rede social de propagação das notícias “para disseminar a informação e fazer frente à omissão da mídia”.
Várias lideranças se pronunciaram sobre diferentes temas que preocupam cada comunidade- da falta de quadras esportivas à ausência de posto de saúde- e de como podem fortalecer a atuação do deputado na Câmara, de modo a levar sugestões de melhorias para a qualidade de vida da população.
Estavam também presentes, entre outros, Jaguar O. Passos, presidente do Sindicato dos Agentes e Porteiros da Bahia e da Associação dos Seguranças Patrimoniais; Marcelo Gavião Coordenador do Sine Bahia, Weslen Moreira, Coordenador de Microcrédito e Finan ças Solidária da Setre, Reginaldo Oliveira, presidente da Federação dos Comerciários, Marcos Menezes, presidente da Federação Bahiana de Karatê ShotoKam.
Esta foi a segunda plenária do mandato que Davidson Magalhães realiza, depois da primeira em Itabuna, em março. Nos próximos dias o deputado federal retorna à região do extremo-sul para reencontro com as lideranças da região.