Em uma leitura do cenário  eleitoral, a candidata ao governo pelo PSB, Lídice da Mata, afirmou que as duas chapas concorrentes, de Paulo Souto (DEM) e Rui Costa (PT), têm receio de enfrentá-la num eventual segundo turno das eleições 2014.

“Há consenso nas forças adversárias, os dois lados: se eu chego ao segundo turno, eu sou a governadora da Bahia”, sugeriu a socialista. Lídice fez essa análise momentos antes de subir ao palanque para inaugurar o comitê de campanha.

Na plateia estavam, basicamente, militantes do PSB e apoiadores de candidatos a deputado federal e estadual – que engrossavam o número de pessoas presentes ao evento, numa das principais avenidas da Pituba, a Manoel Dias. Mas o trânsito não chegou a ser interrompido.

Segundo os prognósticos da candidata, a luta para chegar a um eventual segundo turno não é fácil. “Há uma estrutura de governo poderosa, uma máquina poderosa de governo. Do outro lado, há também uma estrutura econômica que  se baseia na máquina da prefeitura de Salvador, agrega essa força”, criticou Lídice.

Ela, entretanto, admite que as dificuldades vão além da falta de tempo de televisão e rádio – o PSB/Rede obteve apoio apenas de PSL e PPL na chapa majoritária. “Em toda campanha acontecem momentos de impacto. Eu acredito, por exemplo, que com essa entrada das forças econômicas, fortemente agora na campanha, isso desestabiliza nas pequenas cidades”, afirmou a candidata.