Apesar de negar o fato, já definido, mas não declarado, que está fora da chapa majoritária de Rui Costa (PT), a senadora Lidice da Mata (PSB) citou uma frase que se tornou popular para criticar a decisão do governador. “Pense no absurdo, na Bahia tem precedente” – expressão dita outrora pelo ex-governador da Bahia, Otávio Mangabeira – foi lembrada em discurso da senadora baiana durante a Plenária do PSB, realizada no Hotel Sol Marina, nesta terça-feira (19), em Salvador.

“Como já disse o ex-governador, pense no absurdo, na Bahia tem precedente, aqui estão querendo o absurdo máximo de tirar a única mulher da chapa”, disse, arrancando palmas do público presente.

Diante de um público esquerdista, a senadora sinalizou que Rui Costa já tomou sua decisão e deixou clara sua insatisfação com cenário político que se desenha. Lídice disse ainda que se candidatar ou não ao Senado, não depende dela, dando a entender que não sairia numa candidatura avulsa.

“As decisões que o governo está tomando, digamos assim, estão dentro da posição de uma política tradicional. Não é que haja ilegitimidade no caminho que está sendo escolhido, há legitimidade, o problema é que é um caminho antigo. Uma forma de fazer política antiga também”, afirmou, criticando o fato de não ter uma mulher na chapa nem um negro.

O governador Rui Costa deve anunciar nos próximos dias que Ângelo Coronel (PSD), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia será o candidato à segunda vaga ao Senado. A primeira já é do ex-governador Jaques Wagner (PT).