Os 60 anos da presença feminina nos quadros da Secretaria da Segurança Pública (SSP), completados no ano passado, foram comemorados nesta quarta-feira (23), no auditório do Centro de Operações e Inteligência – 2 de Julho, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com o lançamento do livro ‘Mulher na SSP-BA: 60 Anos de História e Trajetória’.

Elaborado pela Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev) da SSP e com produção editorial da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a coletânea reúne 35 artigos de diferentes gêneros literários, escritos por servidores das polícias Civil, Militar e Técnica, além de colaboradores.

Durante a solenidade, em um vídeo, algumas policiais contam histórias e confessam o amor e o respeito que têm por poder prestar serviços à sociedade. O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, afirmou que “tais profissionais se diferenciam pelo trato e seriedade como conduzem as ações, impondo respeito sem serem grosseiras ou arbitrárias”.

Para o superintendente da Sprev, coronel PM Lázaro Raimundo Monteiro, “hoje é dia de celebrarmos a história das mulheres que integram nossas corporações desde a época da Guarda Civil”, observando que “esse momento está diretamente ligado ao reconhecimento e a valorização do servidor da SSP”.

Com plateia lotada e direito a bolo comemorativo, o evento também teve a presença da secretária de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira, e do subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira, além da cúpula das Polícias Civil, Militar e Técnica, do Corpo de Bombeiros e da Justiça.

Foram distribuídos exemplares do livro e vídeos institucionais. Houve ainda a entrega de 129 troféus de reconhecimento e 35 certificados para os autores dos textos. Quem desejar um e-book (livro em formato digital) da obra deve solicitar através do endereço eletrônico gabinete.sprev@ssp.ba.gov.br.