O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (10) que não é o verdadeiro dono do triplex do Guarujá. Lula afirmou isso em depoimento ao juiz Sergio Moro, em Curitiba-PR, que julga as ações da Operação Lava Jato.

Lula ainda afirmou que estava sendo julgado pela construção de um “PowerPoint mentiroso”. “Aquilo é ilação pura”, disse ele a Moro. Ainda sobre o triplex, o petista afirmou nunca ter se interessado pelo apartamento, já que somente poderia usá-lo “numa Quarta-feira de Cinzas com chuvas”.

O petista ainda ressaltou que “eu tenho 71 anos de idade, cinco filhos e oito netos, e nunca ninguém que me acusou respeitou meus netos, que sofrem bullying todo dia por causa de mentira”.

Esta foi a primeira vez que Lula prestou depoimento a Moro, que durou quase cinco horas, na 13ª Vara Federal de Curitiba. O ex-presidente é réu na ação em que é acusado de ter recebido R$ 3,7 milhões em propina por conta de três contratos entre a OAS e a Petrobras.

O Ministério Público Federal alega que os valores foram repassados a Lula por meio da reforma de um apartamento no Guarujá e do pagamento do armazenamento de bens de Lula, como presentes recebidos no período em que era presidente. O ex-presidente é réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Lula nega as acusações.

Após sair do depoimento, Lula foi a um ato político em apoio a ele em Curitiba. Dentre outros pontos disse que “se tem um ser humano que está em busca da verdade, sou eu”.