O vereador Fabio Magal (PSC) exige o início imediato das reformas dos postos de saúde do bairro Nelson Costa e Alto do Coqueiro. A Secretaria de Saúde de Ilhéus fechou as unidades em agosto, no entanto, “o governo Jabes Ribeiro ainda não moveu um dedo para começar os trabalhos”, critica o parlamentar.

O site da prefeitura informou no dia 8 de agosto que as obras seriam iniciadas “nos próximos dias”. Segundo Magal, o governo prometeu concluí-las em novembro, mas, “tudo indica que o prazo não será cumprido”.

Enquanto isso, os moradores do Nelson Costa que precisam de atendimento médico são forçados a ir ao Centro de Atenção Integral à Criança Darcy Ribeiro, no bairro Hernani Sá, onde parte da estrutura do posto foi montada de modo improvisado. Já os pacientes do Alto do Coqueiro se dirigem à Unidade de Saúde Sarah Kubitschek, no Malhado.

A unidade do Nelson Costa foi fechada após denúncia de Magal sobre as péssimas condições do lugar. Ele denunciou o caso à procuradoria do Ministério Público Federal em Ilhéus. O Procurador da República Gabriel Pimenta Alves investiga “possíveis irregularidades” identificadas no posto. O MPF enviou ofício à prefeitura para solicitar informações, porém, “o governo ainda não respondeu”, lamenta Magal.