O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou neste final de semana que após o recesso, os parlamentares votem projetos relacionados à segurança pública. Maia disse, ainda, que pretende destinar uma semana no plenário para votar essas propostas.

Cabe ao presidente da Casa, em acordo com os líderes partidários, pautar os projetos que deverão ser votados em plenário.

O recesso parlamentar só termina em fevereiro, quando os trabalhos legislativos serão retomados. Antes de iniciar as votações, porém, os deputados terão de escolher quem irá presidir a Câmara pelos próximos dois anos. Rodrigo Maia ainda não confirmou oficialmente ser candidato à reeleição, mas já iniciou uma campanha informal e disse que “caminha” para disputar o cargo.

A iniciativa dele ocorre em resposta à crise no sistema penitenciário brasileiro, com mortes e rebeliões em presídios. Na madrugada de sexta-feira (5), por exemplo, 33 presos foram mortos em uma penitenciária em Roraima. No início da semana, uma rebelião em um presídio em Manaus (AM) resultou na morte de 56 presos.