Mais de 10 mil pescadores de diversos municípios baianos, segundo levantamento feito pela Federação das Associações, Sindicatos e Colônias de Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia (Fapesca-BA), sofrem com a suspenção do pagamento do Seguro Defeso do camarão. O benefício de R$ 1.760,00, referentes aos meses de abril e maio, quando a pesca do camarão está proibida, até hoje não foi paga aos trabalhadores da pesca.

O presidente da Fapesca, Antônio Jorge Teixeira dos Santos, destaca que informações desatualizadas do banco de dados da Secretaria da Pesca tem sido o principal empecilho para que a Previdência Social reconheça o débito. “As informações na Secretaria da Pesca não condiz com a realidade, pois estão desatualizadas. Esse problema, que é de competência do governo federal, está prejudicando o trabalhador da pesca e aquicultura”, pontua Antônio Jorge.

Por meio da Fapesca, o presidente afirma que buscará a solução do problema junto a Previdência Social e a Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Bahia (MAPA-BA).