O Sebrae em Ilhéus, que agrega a região Sul da Bahia, atendeu 7.810 empreendimentos em 2018. Desse total, 5.280 são microempreendedores individuais, 2.184 são microempresas e 346 empresas de pequeno porte. A esse público, foram ofertados cursos, palestras e seminários com foco na melhoria dos pequenos negócios, que contou com atendimento feitos a distância nas plataformas de EAD, e-mail e telefone.

Segundo o gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima, um total de 2.547 pessoas procuraram a instituição, interessadas em montar o próprio negócio. No mês de setembro deste ano, a Receita Federal registrou 394 novos MEI na região Sul da Bahia, sendo 151 em Ilhéus, alcançando o total de 5.626 empreendedores, e 137 em Itabuna, com 9.142.

Ainda em 2018, o público atendido pela instituição participou de 179 eventos realizados na região, entre cursos, palestras, oficinas e seminários. O Sebrae ainda promoveu capacitações para o desenvolvimento de lideranças à nível regional, através do programa Líder, que resultou na criação da Agência de Desenvolvimento para agregar os iniciativas das instituições participantes, incluindo seis municípios da região: Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Uruçuca, Canavieiras e Una.

Junto a isso, o Sebrae promoveu o programa Liderar o Futuro, que marcou a formação de líderes engajados com o fortalecimento empresarial e da população de Itabuna. Para a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, “ter um processo de formação de lideranças nos faz acreditar que teremos movimentos favoráveis aos micro e pequenos negócios e de uma região com processos de desenvolvimento vinculados a estas novas competências”.

Sobre as ações realizadas em 2018, a gerente classifica como um resultado positivo no âmbito empresarial, considerando o cenário do país. Para 2019, Claudiana destaca que “o Sebrae vai trabalhar inovação, melhoria dos processos e fazer com que as empresas reinvistam nos seus negócios, visando obter um resultado positivo no próximo ano”.