Mais instituições da rede socioassistencial de Ilhéus vão receber produtos oriundos da agricultura familiar, adquiridos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma parceria do Governo Federal e da Prefeitura Municipal. Nesta terça-feira (18), de acordo com um calendário elaborado pela secretaria municipal de Agricultura e Pesca, serão beneficiadas a Casa Lar Feminina e Masculina, Associação Ilheense de Assistência a Menores, Associação de Bodyboarding e Casa Palotina. Na quarta (19), será a vez das entidades Emíia de Brito, Coolimpa, Renascer/Centro POP, Nós Seremos Você Amanhã, Atalaia e Amparo Menor.

Este ano, 21 entidades estão sendo beneficiadas, atendendo a um critério de escolha avaliada e autorizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social. Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. O secretário Angelito Dias Filho explica que parte da produção é comprada pela Prefeitura e repassada para entidades filantrópicas e assistenciais de Ilhéus.

“É uma importante rede que se forma. O agricultor escoa o excesso da sua produção, vende para a Prefeitura que abastece entidades e garante o seu pleno funcionamento assistencial. Todos ganham”, destaca. A distribuição dos produtos in natura foi iniciada dia 11 com a entrega de banana, abacaxi, aipim, maxixe, limão, maracujá, côco, fruta pão, couve, quiabo, jiló, mamão, chuchu, abóbora e polpa de frutas. O estoque liberado para cada instituição obedece a critérios nutricionais de acordo com o perfil dos beneficiados.

Retorno do PAA

Em Ilhéus, o PAA ficou sem ser executado pela administração anterior no segundo semestre do ano passado. Reativado pela atual gestão, o programa conta com recursos da ordem de 976 mil reais, beneficiando 308 agricultores familiares. O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), destaca a importância da valorização do homem do campo no fortalecimento da economia do município e o reforço alimentar que é proporcionado às pessoas atendidas pelas instituições filantrópicas.