Pela quinta vez nos últimos dez dias, manifestantes contrários ao governo de Nicolás Maduro organizaram uma passeata que terminou em confronto com as forças de segurança da Venezuela. Os manifestantes pretendiam marchar rumo ao centro da cidade, contra o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), mas forma dispersados pela Polícia e Guarda Nacional Bolivariana.

As forças de segurança bloquearam os acessos ao município de Libertador, que faz parte de Caracas e é sede dos poderes públicos na Venezuela, afim de impedir novos incidentes. No Twitter, a partidária opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) publicou um comunicado dizendo que bombas de gás lacrimogêneo foram lançadas contra os manifestantes.

“Manifestantes são reprimidos com bombas de gás lacrimogêneo pelas forças de segurança”, diz a publicação.

Contexto – No dia 1º de abril manifestantes começaram a organizar passeatas depois que o TSJ publicou duas sentenças, assumindo temporariamente os poderes do Legislativo e retirando a imunidade dos deputados, o que foi tratado pela oposição como um suposto golpe de estado.

Depois de forte pressão da população e de países vizinhos, as decisões foram anuladas parcialmente. Diversas manifestações foram registradas desde então.