A Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), autarquia vinculada à Prefeitura de Ilhéus, realiza no próximo dia 25 a abertura do projeto Retalhos Criativos Itinerante. As oficinas serão realizadas, na mesma data, na creche Nossa Senhora da Conceição, no bairro Nelson Costa, das 14h às 17h. A iniciativa busca desenvolver cursos que capacitem mulheres para a reutilização de materiais que seriam descartados, como caixas de leite e cds, para que virem acessórios úteis.

De acordo com o presidente da fundação, Frederico Andrade, a intenção é levar a iniciativa a pessoas com dificuldades de locomoção ou que não podem se dirigir à sede da Maramata. Participante do projeto, a ilheense Nancy Penedo já trabalhava com artesanatos e se interessou desde seu início. “Antes, trabalhava em casa, hoje tenho uma profissão e uma renda a mais. O projeto ampliou meus horizontes, conheci novas técnicas e pessoas de diversos locais, o que tem gerado grande crescimento pessoal”, conta.

O projeto é coordenado pelas servidoras Natasha Lopes e Adrielle Leal. De acordo com Leal, a intenção é que a cada mês seja realizado em um bairro diferente. Natasha Lopes informa que nos demais dias as atividades acontecerão normalmente na sede da Universidade.

Inscrições – As inscrições para o projeto estão abertas e podem ser realizadas no campus da universidade, na Nova Brasília, s/n, zona sul, ou através dos e-mails maramatacomunicacao@gmail.com emaramataios@gmail.com ou pelo telefone (73) 3632- 3698. O Retalhos Criativos conta com a parceria da microempresária Suzana Ikuta que compartilha seus conhecimentos na área empresarial, comercial, ambiental e na produção dos utensílios com material reutilizável.