Como parte da programação do Novembro Negro da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania, o Terreiro Matamba Tombenci Neto recebe na segunda (27), às 14h30, a roda de conversa “A promoção e a prevenção à saúde nos espaço dos terreiros tradicionais”, com a presença de Mauro Nunes, sanitarista, babalorixá ligado ao Terreiro da Casa Branca/Salvador, ativista humanitário internacional pelos Médicos Sem Fronteiras.

O evento pretende discutir, especialmente com alunos de cursos da saúde da  Uesc e clientela dos projetos sociais do Terreiro Matamba Tombenci Neto, povos de Terreiro de Ilhéus,  a integralidade de sistemas terapêuticos e o terreiro como uma opção terapêutica. “Sensibilizar a amplitude e a complexidade destas ações religiosas em religiões de matriz africana aos processos de curas, como uma prática cultural e de resistência de grupos negros no Brasil”, explica Nunes.

O palestrante possui também o título de Chief Ba’Wosan (Baba Iwosan – uma espécie de “Pai dos Cuidados de Saúde da Comunidade”) de Apapa & Imorè, uma parte de Lagos – Nigéria. Além te recebido, ano passado, durante a 17ª Conferência Internacional de Ética em Enfermagem, o Prêmio Direitos Humanos e Enfermagem, concedido pela Universidade de Surrey (Inglaterra) a profissionais de enfermagem reconhecidos pela atuação e compromisso com o respeito aos direitos humanos.