O sonho da construção do tão sonhado Centro de Terapia Intensiva (CTI) Pediátrico na região Sul da Bahia parece estar mais próximo. O Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC – Sul Bahia) abraçou a causa e anunciou o investimento de toda a renda obtida com a campanha McDia Feliz 2015 para o novo equipamento de saúde que será instalado na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. O recurso será arrecadado a partir venda de todos os sanduíches BigMac no dia 29 de agosto nos restaurantes do McDonalds de Itabuna, Porto Seguro e Vitória da Conquista.

A assistência à criança com câncer sempre foi o foco das campanhas do GACC em parceria com o Instituto Ronald McDonalds, organizador da campanha do McDia Feliz há 27 anos no Brasil. As campanhas recentes tiveram renda revertida para a construção e mobiliário da Unidade de Oncohematologia Pediátrica, situado no Hospital Manoel Novaes, serviço entregue no início de julho e em pleno funcionamento. Agora, o GACC registra a importância da construção da unidade de Terapia Intensiva para crianças, o que garantirá a integralidade da assistência à criança com câncer em todos os níveis de complexidade.

No entanto, o objetivo se amplia quando nota-se a importância do CTI Pediátrico para todas as especialidades clínicas, com destaque para os traumas e agravamento de complicações cardiorrespiratórias. “A CTI Pediátrica não irá atender somente crianças com câncer, pelo contrário, será para todas as crianças que precisarem de tratamento intensivo, assistência que na maior parte das vezes é determinante para salvar vidas”, declarou a médica oncopediatra Tereza Cristina Cardoso.

A importância de um CTI Pediátrico em Itabuna pode ser notada pela escassez de unidades deste porte em toda Bahia. Com atendimento voltado para o público do SUS, somente existem CTI Pediátrico em Feira de Santana e em Salvador. “Certamente, a construção desta unidade em Itabuna garantirá atendimento referenciado para as regiões Sul, Sudoeste e Extremo Sul da Bahia”, acrescentou a médica.

McDia Feliz

O GACC mantém a parceria com o Instituto Ronald McDonalds há 16 anos e a participação da sociedade é fundamental para o sucesso deste projeto. Para colaborar, pessoas físicas ou empresas podem adquirir antecipadamente tickets Big Mac, além de camisetas e canetas promocionais, vendidos na Administração do GACC e com os voluntários. “Temos experiências muito positivas com empresas que compram os tickets e doam para creches e escolas públicas, já que no dia 29, vivemos também um dia intenso de lazer e recreação na praça de alimentação e pontos onde estão instalados os restaurantes filiados à campanha”, registrou Dra. Tereza Cristina.