Logo na entrada marítima da cidade, sob o olhar do Cristo dando boas vindas a nova ponte em construção; o farol do Morro de Pernambuco e o Canhão do Outeiro, fazem o portal da baía do Pontal. Do alto da Torre da Catedral se avista a beleza arquitetônica do Convento da Piedade, com visão de 360 graus de toda a cidade. Jorge Amado , em sua casa ,na 28 de junho, contempla o namoro entre Palácio Paranaguá e o Teatro, que se flertam ,nos extremos daquela rua. Enfim , a trilha católica de pedras importadas , nos leva à antiga Igreja de S.Jorge ,compondo o centro histórico.

Enquanto uns deslizam nas corredeiras do Rio de Engenho, frente à centenária Igreja de Sant´ana, outros , se banham na lâmina d’água chamada de véu da noiva no Balneário Tororomba , como se batizados pela Senhora da Escada lá em Olivença . Garças e estátua da Sereia , cumprimentam pescadores e adornam a praia do Malhado. O galo ainda canta ao romper do dia em alguns lugares A alvorada dos passarinhos, anunciando o nascer do sol ,só se compara com a revoada das andorinhas ,sobre as árvores ao poente.

Nossos dias se despedem no por do sol da Sapetinga Os botos ,sorrindo de alegria , saltando e soltando esguichos fazendo a dança das águas. Pássaros de prata, singrando o céu desta terra , fazendo do lazer de viajantes um prazer de nos visitar, A densa cortina de prédios residenciais , apontam para o céu a moradia da nossa gente. O enrrocamento em forma de molhe de pedras que avança para o oceano, exibe para o mundo exportação da nossa agricultura, através de gigantes flutuantes transportando o fruto do chocolate .Um verdadeiro impávido colosso. A extensa passarela de areia, à beira mar, onde musas de trajes reduzidos , se banham de sol e sal complementam nossa paisagem natural. A vista incansável do infinito oceânico que reflete luz prateada em noite de luar purificam nossa alma. Afinal ; a via colorida de flores e asfalto que nos leva ao novo HOSPITAL, SENAI,IFBA, UESC e CEPLAC também são motivos de esperança de uma Ilhéus melhor. Todo esse tamanho bucolismo, aliado a tantas outras belezas , nos inspiram a entoar nossos PARABÉNS PARA VOCÊ ILHÉUS.