O ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles afirmou que um grande desafio a ser enfrentado por um eventual governo Michel Temer (PMDB) é, “em primeiro lugar, restaurar a confiança na solvência futura do Estado brasileiro.”

Meirelles teve nesta sexta-feira (29), seu terceiro encontro com o vice – desta vez, na casa de Temer em São Paulo – e disse não haver “convite formal” para assumir o Ministério da Fazenda. Diversos veículos da imprensa nacional, entretanto, já noticiam como certa sua nomeação para a Fazenda em um eventual governo Temer, compondo o chamado “quarteto da economia”.

“A conversa hoje foi fundamentalmente informativa, de aconselhamento, de apresentação de diagnóstico e sugestões. É um prosseguimento de conversas. Ele está conversando com várias pessoas. E certamente é um passo importante para que ele possa se informar sobre a situação real e as diversas visões.”

Meirelles destacou que são necessárias “medidas que possam, conjuntamente com a restauração da confiança, levar a um aumento do investimento, e em consequência das contratações” e concessões de empréstimos. Seriam, segundo o ex-presidente do BC, ações “para que as empresas voltem a produzir, contratar e reverter a trajetória de contração da economia brasileira, o que é fundamental e que todos os brasileiros esperam”.