O vereador Hilton Coelho (PSOL) critica a iniciativa de Henrique Carballal (sem partido) de solicitar o arquivamento da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apuraria desvios no metrô de Salvador. “Todos nós conhecemos a biruta de aeroporto, que é um aparelho capaz de medir a direção do vento e é usada em aeroportos para orientação de decolagem e aterrissagem de aviões. Passa o dia mudando de posição. Assim é o vereador Carballal. Vive mudando de posição. Um dia é governista, em outro oposicionista. Uma verdadeira ‘metamorfose ambulante’ que agora quer impedir a apuração de possíveis desvios de recursos públicos”, afirma.

“A atuação parlamentar não pode ficar sujeita a rompantes pessoais. Deve ter um eixo político e uma ação ideológica firme. É assim que encaramos o mandato na Câmara de Salvador. Uma possível discussão no âmbito pessoal, uma reconciliação posterior, não pode obstaculizar a apuração de desvios de recursos públicos no metrô de Salvador. O projeto de criação da CEI está na pauta e não pode ser arquivado sem mais nem menos, sem a expressa vontade da maioria das vereadoras e vereadores da Casa”, avalia o socialista.

Para o representante do PSOL, “a Câmara de Salvador não cumpre com sua obrigação constitucional que é de fiscalizar o que ocorre na cidade. Durante a maior parte da existência do projeto de instalação do metrô, a responsabilidade era da prefeitura. O ex-prefeito e atual deputado federal Antônio Imbassahy é citado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que detectou sobrepreço de ao menos R$ 166 milhões, em valores da época de sua gestão. Ora, o mínimo que se espera é que o Poder Legislativo se posicione”.

“É fundamental que a Câmara de Salvador instale uma CEI com a finalidade de investigar toda a construção do metrô de Salvador e apure a suspeita de desvios e superfaturamento. Tudo deve ser apurado nas gestões de Antônio Imbassahy, João Henrique e de ACM Neto. Não podemos nos omitir e a opinião pública exige um posicionamento firme do Poder Legislativo”, finaliza Hilton Coelho.