Os Microempreendedores Individuais (MEIs) cadastrados em Ilhéus contarão com orientações de consultoria administrativa e empresarial para aprimorar os pequenos negócios. O serviço resultará de parceria entre a Prefeitura, através pela secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), e a Faculdade de Ilhéus, por meio dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis. A proposta feita pelo secretário municipal, Paulo Sérgio Santos, foi discutida durante reunião realizada com o diretor geral da faculdade, Almir Milanesi e a coordenadora do curso de Administração, Cristiane Nunes, quinta-feira (3).

Reunião na Faculdade de Ilhéus. Foto - Rodrigo Macedo-2

Também participaram do encontro o gerente de Fomento da Sedic, Júlio Melo, o coordenador do Balcão do Empreendedor, Felipe Yamamoto Hora, e o administrador da Central de Abastecimento do Malhado, Fernando Simões. Além da consultoria aos MEIs, as duas instituições também planejam um convênio para a realização de projetos de extensão na feira livre da cidade, desta vez com o envolvimento de todos os cursos de graduação oferecidos pela Faculdade de Ilhéus.

O município de Ilhéus possui cerca de sete mil MEIs cadastrados e apresentou, em abril último, a menor taxa de inadimplência da região.  De acordo com o levantamento, Ilhéus teve 23,54 por cento de inadimplência, enquanto que a média nacional, nos municípios que possuem os agentes de desenvolvimento (AD) é de 40 por cento.

O secretário de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio Santos, considera que a parceria entre as duas instituições pode contribuir para o aprimoramento dos pequenos negócios representados pelos microempreendedores individuais. “De modo geral, o MEI deve deixar de ter consciência de empregado para assumir a de um empreendedor”, salienta.

A professora Cristiane Nunes, do curso de Administração, coordenará o trabalho de consultoria que será prestado por estudantes e docentes. Após a formalização do convênio, o atendimento será disponibilizado na sala do Balcão do Empreendedor que funciona no andar térreo do Anexo de Secretarias da Prefeitura ilheense, no centro da cidade.