O vereador Ivo Evangelista (PRB) participou na tarde desta segunda-feira, dia 07, da solenidade que marcou a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Superintendência Regional do Trabalho e a Prefeitura Municipal de Ilhéus no Centro Administrativo da PMI. O acordo objetiva a implementação e execução do projeto de reforma para a requalificação da sede local da Gerência Regional do Trabalho e Emprego, que está desativada desde 2013. Em março deste ano, Ivo apresentou requerimento, que foi encaminhado pela Câmara de Vereadores para o Ministro do Trabalho e Emprego, Ronaldo Nogueira, solicitando a reforma do prédio da Delegacia Regional do Trabalho em Ilhéus.

Participaram ainda da solenidade o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre; a superintendente regional do Trabalho na Bahia, Gerta Angélica Schultz Fael (Fahel); Maurício Nolasco Macêdo (Assessor Técnico da SRT/BA), Flávio Nunes (chefe da Inspeção do Trabalho na Bahia), Gumercindo Santos (gerente em Ilhéus) e Daniel de Andrade Fiúza (chefe de Inspeção em Ilhéus), além do presidente da Câmara Municipal, Lukas Paiva. Com a assinatura do acordo, a prefeitura disponibilizará corpo técnico de engenheiros para dar início à requalificação do prédio. “Nossa previsão é que até o fim deste ano, a sede local da Gerência Regional possa voltar a funcionar no local de forma plena, atendendo a contento a demanda da população local”.

Após a assinatura do acordo, técnicos da Prefeitura Municipal e da Superintendência Regional do Trabalho visitaram a sede da gerência, para conhecer de perto sua estrutura. Para a superintendente Gerta Schultz, o retorno das atividades da gerência regional após a requalificação do prédio, vai garantir mais qualidade e celeridade no atendimento à população. “Esperamos ainda que, com a reforma, possamos retomar o serviço de elaboração da carteira de trabalho”, afirmou. Para o vereador Ivo Evangelista, quem ganha é a população, “que voltará a contar com os serviços do órgão, que está localizado numa área central e que, após a requalificação, estará mais adequado às necessidades do público”.

Inaugurado em 1979, o prédio que abriga a sede da Gerência Regional do Trabalho fica localizado na Rua Joana Angélica, centro da cidade (próximo à Praça Cairú). Em 2013, o prédio foi desativado e a gerência regional passou a funcionar, provisoriamente, na Avenida Canavieiras. Atualmente, a gerência regional local abrande uma área formada por 39 municípios. Na Bahia, existem 8 gerências regionais e 19 agências.