Moradores dos bairros da zona sul de Ilhéus se reuniram na tarde do último sábado, no salão paroquial da Igreja de São Francisco, para discutir com a pré-candidata a prefeita de Ilhéus, Professora Carmelita, a elaboração do Programa de Governo Participativo (PGP). A proposta é discutir junto com a comunidade os problemas de cada bairro e construir em parceria com o povo um PGP com a participação, a voz e a contribuição de todos. De acordo com Professora Carmelita, as discussões têm sido de grande importância pois nesses encontros cada um pode expor as suas opiniões e propor alternativas para resolver os problemas dos bairros, distritos, vilas e povoados.

O encontro contou com a participação de lideranças comunitárias dos mais diversos bairros da zona sul, professores, alunos, diretores de escolas, pré-candidatos a vereador do Partido dos Trabalhadores, presidentes de associações, profissionais das mais variadas áreas, além do coordenador do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Walmir França, e da presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Gilvânia Nascimento.

Como acontecem nos demais encontros de realização do PGP, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, onde os moradores apontaram os principais problemas, as causas e as soluções que farão parte do Programa de Governo da pré-candidata a prefeita Professora Carmelita. Na lista de problemas citados pelos moradores foram apontadas questões como precariedade na área de saúde, falta de espaços de lazer e de cultura, melhoria das unidades escolares, implantação de uma unidade do SAMU, construção de passarelas para evitar acidentes, fechamento do canal do bairro Hernani Sá, investimentos na segurança, dentre uma série de serviços que precisam ser executados pelo poder público.

EC-DRT/BA 331
Ilhéus, 18/07/2016