Projetos e oficinas contemplados pelo edital Cultura Livre, da Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus (Secult), beneficiam a população dos bairros, distritos, vilas e povoados de Ilhéus, com atividades em diversas modalidades artísticas. Nesta quarta-feira (22), o Centro de Educação Fé e Alegria, no bairro Nossa Senhora da Vitória, recebe o projeto “Palhaços números cômicos”, com Larissa Paixão Santos, em duas apresentações, às 11 e 13 horas.

No final de semana (25 e 26), acontece a “Oficina de produção de beats e ritmos integrados ao hip hop”, ministrada por Aloísio Soares Neto, no mesmo local, a partir das 13 horas. No dia 31, o terreiro de candomblé de Mãe Laura Sandoyá, no Pontal, promove a exposição ‘Vista do mar na festa de Iemanjá”, das 9 às 17 horas e no dia 1º de setembro, comunidade da vila Juerana poderá participar do projeto “I Juerana hip hop – Almada vive”, sob a direção de Gabriel Albuquerque Simões Blanes.

Até outubro, 29 propostas serão apresentadas em escolas e espaços comunitários localizados no interior do município. As apresentações foram iniciadas no último dia 3, com o projeto “Benção, Luiz. 50 anos de história do mestre Luiz Capeta”, em comemoração ao Dia do Capoeirista. Em seguida, foi a vez do projeto “Oficinas de canto na escola municipal Temístocles Andrade”, coordenado pelo maestro Antonio Melo.

O secretário da Cultura de Ilhéus, Pawlo Cidade, destaca que o edital é um chamamento com forte apelo ao fomento, que tem a tendência de ampliar suas ações e premiações. “Ouvimos os artistas, analisamos as propostas, identificamos onde podemos melhorar na próxima edição. Agora é acompanhar a execução das atividades culturais”. O Edital Cultura Livre é uma iniciativa da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secult, em parceria com a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz).