Dando continuidade ao programa de capacitação profissional realizado pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), foram iniciados, na terça-feira (9), os cursos de Auxiliar de Fabricação de Pizzas e Produção de Salgados e Folhados, no Condomínio Mar e Sol, na Zona Sul da cidade. Os cursos beneficiam famílias cadastradas no Bolsa Família e são realizados em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Deusdete Maria dos Santos, 69 anos, moradora do Sol e Mar, considera o progama muito bom para a comunidade. “Tem muita gente desempregada, vai ser útil para todo mundo, é uma grande oportunidade. Eu já trabalho com salgados, e vou conseguir abrir meu próprio comércio. O prefeito está fazendo muita coisa boa pela cidade, o Cras está de parabéns”, enfatiza.

Os cursos dão direito a certificado com validade nacional. Ao todo, dez turmas serão formadas, totalizando 200 pessoas. A capacitação é realizada através dos Cras Oeste, com moradores do Residencial Morada do Porto, Banco da Vitória, Cras Vilela, no bairro Teotônio Vilela Cras Norte, moradores do distrito de Sambaituba e será realizado ainda com moradores do distrito de Olivença e adjacências, pelo Cras Olivença.

Vanesse Leite, coordenadora da Atenção Básica da SDS, destaca que os cursos tem o objetivo de promover a profissionalização da comunidade, gerar emprego e renda para as famílias. “Essa é o quarto local de atendimento para a comunidade, com cursos totalmente gratuitos e certificados. Fizemos um estudo e levamos os cursos para os locais que mais precisam, para atender as famílias em vulnerabilidade social”, finaliza.