Foi iniciado na última semana em Ilhéus, o trabalho de implantação do Plano de Mobilidade Urbana para o município, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder). Com base em pesquisas realizadas, o plano apresenta propostas para melhorar o sistema. Com isso, as avenidas Antônio Carlos Magalhães (ACM) e Litorânea Norte, no bairro Malhado passam por mudanças nos dois sentidos, com o objetivo de otimizar a locomoção nessas artérias. Em novembro último, o prefeito Mário Alexandre reuniu-se com comerciantes locais e parte dos moradores, a fim de compartilhar e ouvir sugestões sobre as intervenções.

A Avenida ACM passa a ser mão única, sentido centro da cidade e a Avenida Litorânea, mão única para quem vem do centro em direção às demais localidades da zona norte, que passarão por mudanças significativas numa tentativa de desafogar o trânsito da região, com a chegada da nova ponte que ligará o centro da cidade ao bairro Pontal. O projeto contempla a implantação de corredores de ônibus, e baseia-se na política nacional de mobilidade urbana, que deve ser elaborada por todos os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes, para nortear várias ações adotadas pelo município.

Ciclovias, corredores e estacionamentos – As artérias contarão com corredores de ônibus, 2,5 quilômetros de ciclovias que sairão do centro sentido Zona Norte pelo lado direito. Já da Zona Norte para o centro, a pista segue no sentido esquerdo da via. Nos próximos dias, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra) estarão construindo as áreas de estacionamento públicas. Serão construídas, ainda, faixas elevadas em três pontos. No perímetro próximo a Escola Pequeno Davi, outra em frente a uma Clínica Renal e a última em frente à Escola Adventista.

O titular da Seintra, Átila Docio informa que esta semana a empresa contratada estará realizando a sinalização horizontal com pintura de faixas de pedestres no centro urbano. “Já instalamos o sistema de iluminação com lâmpadas led, que deixará as avenidas 80% mais iluminadas e econômicas. Estamos na expectativa de terminar os trabalhos nos próximos 20 dias, podendo ter interrupções por conta das chuvas”, estima.

Toda a extensão da Litorânea Norte, Praça do Tamarineiro, Avenida ACM (do Parque Infantil até a Petrobrás) fazem parte da primeira etapa que recebe os serviços de pintura de sinalização. A segunda etapa acontecerá logo em seguida, por todo o prolongamento da Avenida Oswaldo Cruz até a praça Cairu. Foram realizadas marcação e pintura do novo asfalto que integra o programa “Asfalto Legal”, além da implantação de novos pontos de ônibus da localidade. A sinalização asfáltica irá auxiliar na mobilidade urbana e ordenamento do novo trânsito nos próximos dias.

O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Alisson Mendonça, ressaltou que estas áreas foram rigorosamente estudadas, pois integram o ‘coração da cidade’, onde há intensa circulação de pessoas e veículos. “Foram feitos estudos para a construção do desenho urbanístico desenvolvido pelo núcleo de projetos Seplandes, com acompanhamento da Superintendência de Trânsito, Transportes e Mobilidade (Sutram)”.