A vacinação virou programa da família, e, portanto, deve acontecer de janeiro a janeiro. Por isso, a Prefeitura de Ilhéus recomenda vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo e, nesse sentido, intensifica a cobertura vacinal nos Postos de Saúde vinculados à secretaria municipal de Saúde (Sesau). A Campanha tem como público-alvo, crianças com idade de 1 ano até menores de 5 anos, independentemente da situação vacinal.

No dia 2 de agosto, o PSF do São Miguel estará aberto das 8 às 15 horas. No dia 3, é a vez do PSF da Barra, também das 8 às 15 horas. Já no sábado, dia 4, a mobilização será nas unidades do Iguape, CSU e Basílio, das 8 às 12 horas. Embora as vacinas estejam disponíveis nas unidades de saúde, a mobilização municipal vai atuar em áreas específicas da cidade, tendo como data geral de mobilização, 18 de agosto, Dia Nacional de Multivacinação.

A imunização – A secretaria esclarece que o esquema vacinal para poliomielite é composto por três doses da vacina administradas aos 2, 4 e 6 meses, sendo necessários dois reforços aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Já a imunização contra o sarampo é feita por meio da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba. O esquema vacinal é de uma dose aos 12 meses, com um reforço aos 15 meses.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos países permanecem endêmicos para o sarampo, principalmente aqueles com baixa cobertura vacinal e bolsões de não vacinados. Apesar dos esforços empreendidos desde o início do programa de eliminação da doença, ainda é baixa a procura nos postos, segundo informou a chefe de Imunização da secretaria, Walkiria Cardeal. A Sesau apela ainda aos pais de crianças para que estejam atentos às datas de atendimento e compareçam aos postos portando a carteira de vacinação da criança.

O Sarampo – é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

A poliomielite – É uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e a arreflexia no segmento atingido.