A XIII Feira de Negócios e Oportunidades – FENOPO – promovida pela Faculdade de Ilhéus, de 24 a 27 de outubro, tornou-se a maior edição da história do evento, que realiza atividades acadêmicas e de extensão com a finalidade de incentivar o empreendedorismo. Este ano, o III Mutirão de Saúde e Cidadania, ocorrido no dia 26, integrado à Fenopo, bateu recorde de participação popular com mais de dois mil atendimentos gratuitos realizados nas áreas de saúde, assistência jurídica, orientação para regularizar documentos e ações de autoestima, como cabeleireiro, massagens terapêuticas, manicure, entre outras.

Desde as primeiras horas da manhã de sexta-feira, 26, pessoas de várias idades já se aglomeravam em frente à sede da Faculdade, situada à margem da Rodovia Ilhéus-Olivença, na zona sul, em busca de atendimento de saúde e outras áreas oferecidos pelos cursos de graduação da instituição, como Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Nutrição, Psicologia e Odontologia.

O III Mutirão de Saúde e Cidadania foi realizado em parceria com a Record/TV Cabrália, Óticas Cardoso e clínica Elclin, Instituto Mix de Profissões, Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde, SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), entre outras instituições. Os atendimentos foram prestados das 8 às 15 horas.

De acordo com o coordenador do evento, professor Renato Sofia, em torno de 3 mil procedimentos foram realizados na área de Saúde. Mais de 300 pacientes receberam atendimento na Clínica de Odontologia e mais de 160 compareceram à Clínica de Psicologia. Nos consultórios montados nas salas de aula, os estudantes de Nutrição atenderam 322 pessoas e os de Enfermagem alcançaram o número 483. Além dos procedimentos efetivados nas clínicas, foram feitos exames preventivos como o Papanicolau, glicemia capilar/tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial, vacinação, testes rápidos de HIV, entre outros.

Na área de oftalmologia, em parceria com as Óticas Cardoso, foram concedidas 130 consultas, sendo que os casos de glaucoma e catarata foram encaminhados para atendimento na Elclin. Na área médica, foram realizadas 50 consultas clínicas, 30 ginecológicas, 50 cardiológicas e 15 ortopédicas, através de profissionais cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Cidadania – O Núcleo de Prática Jurídica (Nupraj) do curso de Direito realizou 52 atendimento, além dos que foram feitos através do Núcleo de Consultoria Empresarial dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis no setor de abertura de empresas e plano de negócios. O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), vinculado ao Governo do Estado, também participou do evento orientando as pessoas para regularização de documentos civis e militar. O Instituto Mix de Profissões esteve pelo segundo ano consecutivo no Mutirão de Saúde e Cidadania da Faculdade de Ilhéus e prestou 179 atendimentos em massoterapia, 89 em barbearia, 60 em manicure e 32 em cabeleireiro.

A Faculdade de Ilhéus montou uma infraestrutura capaz de atender a demanda da comunidade que necessita dos atendimentos em saúde e cidadania, a maioria residente em bairros da zona sul da cidade, mas ainda assim a direção da instituição se surpreendeu com a enorme quantidade de pessoas que foram em busca de algum atendimento. “Nós estamos agradecidos a todos os parceiros que nos ajudaram a promover mais uma edição do Mutirão de Saúde e Cidadania e voltar ainda mais os olhos aos cidadãos mais carentes de nossa cidade”, afirmou o diretor geral da Faculdade, professor Almir Milanesi.

 

A XIII Fenopo contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Santander, Prefeitura de Ilhéus, Senac, Dom Palito Gelateria, A Parceria, Batuba Beach e Grupo Guardian de Segurança, e apoio da Record TV Cabrália, Terceira Via Formaturas e Eventos, Uniodonto, RCM Propaganda, Ótica Cardoso, Unimed Ilhéus, Gráfica e Editora Mesquita, Clínica AMO, Sebrae e Senar.