“O sistema público precisa cuidar da saúde das pessoas, e não só da doença. A política de saúde pública deve ser de prevenção, com policlínicas regionais, atenção básica fortalecida e hospitais de referência nos grandes centros. As pessoas devem fazer seus exames e consultas com regularidade, descobrindo e tratando as doenças antes que se agravem.” As palavras do governador Rui Costa, candidato petista à reeleição, nesta quinta (27), marcaram o encerramento de mais uma etapa da Correria pela Bahia, em jornada na região de Irecê, onde além da chamada ‘Cidade do Feijão’, visitou também Barra do Mendes, Ibipeba, Ibititá e Lapão, somando 125 municípios.

A regionalização dos serviços de saúde, com implantação de hospitais no interior do estado e das policlínicas regionais, beneficiando milhões de baianos, é meta de Rui desde que assumiu o governo em 2015. Entre os compromissos assumidos com o povo de Irecê e demais municípios da região, Rui assegurou a estruturação da oncologia, com implantação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), com serviços de radioterapia e quimioterapia. Outras quatro unidades do tipo também serão implantadas no interior do estado.

A Unacon de Irecê será instalada mediante a ampliação do Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho, também habilitado para Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular, com serviços de hemodinâmica, alta complexidade cardiovascular, incluindo cirurgia cardíaca e hemodinâmica. Viabiliza, pela primeira vez na região, exames e intervenções como cateterismo e angioplastias para infarto do miocárdio e AVC. A unidade vai passar de 115 para 200 leitos, com a ampliação das enfermarias e UTIs adulto e neonatal, além de novas estruturas. Entre as áreas, destaque para a construção de um Centro de Parto Normal, uma Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e Canguru (UCINCa). As obras serão iniciadas ainda neste ano, com investimento de cerca de R$ 18,5 milhões.

Além das ações na saúde, Rui vai ampliar os sistemas de esgotamento sanitário em Irecê e concluir a construção da ponte sobre o Rio São Francisco. Uma intervenção que visa ligar Xique-Xique a Barra, com reflexos na logística de municípios como Gentio do Ouro, Ibotirama, Barreiras e Irecê. Infraestrutura e logística são prioridades de Rui para alavancar investimentos, priorizando a interiorização e descentralizando atividades para fortalecer a economia baiana. A caravana também incluiu os candidatos ao Senado, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), além de políticos da coligação, muitos candidatos a deputado estadual e federal.

Fotos: Carlos Casaes/ Divulgação