O reajuste da tarifa única em Ilhéus, que passa a custar R$3,80 no próximo dia 30 e terá validade de dois anos, está atrelado a uma série de exigências feitas pelo prefeito Mário Alexandre às concessionárias que operam o sistema de transporte coletivo de passageiros.

A autorização, contida no Decreto nº 133, de 24 de dezembro de 2018, publicado no Diário Oficial do Município na mesma data, está diretamente vinculada à aquisição de 34 ônibus novos, construção de dez abrigos de passageiros, sendo um deles na Praça Coronel Pessoa e reforma dos abrigos de passageiros do paredão do São José, conforme projeto elaborado pelo município, além de disponibilização do aplicativo para com previsão dinâmica do horário de chegada dos ônibus em tempo real, a ser implementado até 30 de março de 2019.

O reajuste da tarifa única em Ilhéus foi aprovado pelo Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Ilhéus, por sete votos contra três. O aumento foi solicitado pelas concessionárias, por meio do processo administrativo nº 010997/2018, considerando a defasagem das planilhas de custo e que o último reajuste tarifário foi concedido em 30 de dezembro de 2017. Dos 34 ônibus novos exigidos como contrapartida pelo prefeito, 14 deverão ser entregues até 30 de julho de 2019 e 20 até 30 de julho de 2020.

O prefeito explica que somente aprovou a autorização do reajuste após a garantia dos benefícios aos usuários pelas concessionárias. “Vamos fiscalizar rigorosamente o cumprimento do decreto, a fim de que a população tenha um transporte coletivo de qualidade. Sabemos que o reajuste tem um impacto no cotidiano dos trabalhadores, mas é inevitável, por causa dos custos com a manutenção das frotas de ônibus e recursos humanos. As empresas queriam também tarifa diferenciada para moradores da zona rural, cuja passagem seria cobrada de acordo com a quilometragem, em torno de R$ 6,00, mas nós negamos”, enfatiza o prefeito.