Recordista de proposições no legislativo ilheense, o vereador Cosme Araújo (PDT), terá diversos projetos seus, tramitando a partir do dia 28 deste mês.

O Vereador Cosme Araújo vem cuidando do bem e dos negócios do povo em relação à administração pública, ditando as leis necessárias para esse objetivo, sem, contudo, e apesar de não ter nenhum poder de execução administrativa, pois este é uma das competências do prefeito.

Portanto, Cosme Araújo nunca prometeu obras, já que não tem poderes para cumprir e/ou realizar obras, resolver problemas da saúde, da educação, do esporte, da cultura, do lazer, do asfalto, do meio ambiente, do trânsito, dos loteamentos e casas populares, etc.

Porém, podemos registrar com alegria que a Construção do Ginásio de Esportes do Banco da Vitória; a colocação dos abrigos de ônibus em quase toda a cidade; a recuperação da Escolinha Pinóquio, no Malhado; a recuperação da Praça do bairro Santo Antônio, zona sul da cidade e tantas outras realizações foram objetos de Emenda Parlamentar do Vereador Cosme Araújo. (Infelizmente o governo municipal omite e a imprensa desconhece).

O Vereador Cosme Araújo sempre cumpriu suas funções e atribuições previstas na lei:

1.Função Legislativa: Elaborou e apresentou centenas de leis que são de competência do Município, discutiu e votou os projetos que foram transformados em Leis, buscando organizar a vida da comunidade.
2.Função Fiscalizadora: o Vereador Cosme Araújo fiscalizou a administração pública, admoestando na aplicação eficiente dos recursos e observando o orçamento. Também fiscalizou através do pedido de informações e diligências.
3.Função de Assessoramento ao Executivo: Participou e apoiou todas as discussão sobre políticas públicas no município, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual (poder de emendar, participação da sociedade e a realização de audiências públicas).
4.Função Julgadora: O Vereador Cosme Araújo apreciou todas as contas públicas do gestor municipal. Apurações foram verificadas e quando preciso, votadas contras. Infelizmente a votação de contas são políticas.

Alguns projetos do incansável vereador Cosme Araújo, em tramitação:
1-Moção de Louvor ao Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, Elias Reis, pela condução séria, ética e responsável como vem conduzindo a entidade; 2-PL que cria a Banda de Música da Guarda Municipal, em Ilhéus; 3-PR que obriga a votação aberta para eleição da mesa diretora e outras modalidades; 4-PL: “Anúncios publicitários do Municipal de Ilhéus deverão conter de forma visível, o valor pago pela inserção“; 5-Requerimento ao Governador Rui Costa reivindicando Saneamento básico e Água potável para a zona norte; 6-Projeto e Emenda Aditiva que garantem mais novos abrigos de ônibus com pontos de energia para celular; 7-Projeto que regulamenta transportes de valores; 8-PR que acaba com a farra do excesso do período de recesso; 9-PL que institui a Campanha de Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais, denominada de “ABRIL VERDE”; 10-PL que estabelece diretrizes para a Política Municipal Alimentar e Combate à Obesidade; 11-Projeto que cria plano de prevenção a doenças no município; 12-Anteprojeto de lei que propõe parceria com Banco Itaú para incentivar mobilidade por bicicletas; 14-Projeto que dispõe sobre os cuidados ao câncer de pele; 15-PL que dispõe sobre a obrigatoriedade do Poder Executivo apresentar Relação de Emendas Orçamentárias não Executadas; 16-Projeto que estende meia-passagem para alunos de cursinhos pré-vestibulares; 17-Projeto que dispõe sobre o assédio moral no âmbito da administração pública do município de Ilhéus; 18-Projeto que dispõe sobre cassação de Alvarás das empresas que explorarem trabalho infantil; 19- Projeto que determina o dever das agências bancárias disponibilizar segurança privada junto aos terminais eletrônicos; 20-Projeto de Lei que institui o Programa de Sustentabilidade Ambiental no Município de Ilhéus e o Projeto de Lei de ordem n º 21, que cria o programa ‘Medicamento em Casa’, no âmbito do município de Ilhéus.

Considerado o mais atuante parlamentar ilheense, Cosme Araújo já prepara tantos outros projetos de interesse da sociedade que serão apreciados ao longo das poucas sessões que ainda restam desta legislatura.

Assessoria
cosmearaujo.vereador@gmai.com
25/11/2016