Uma noite de constrangimento. Essa foi a sensação deixada pelo time do Flamengo, na noite desta quarta-feira, em Volta Redonda, ao perder por 2 a 1 para o Fortaleza, que está na Série C. Na semana passada, a equipe perdera por 2 a 1 no Ceará. Primeira vez, o rubro-negro é eliminado na segunda fase da Copa do Brasil. Foi a terceira eliminação no ano, depois da Primeira Liga e Carioca. Revoltada, a torcida chegou a gritar ‘time sem vergonha’.

O time do Flamengo não foi comandado, por Muricy Ramalho. Ele foi substituído por Jayme de Almeira, que não foi poupado pela torcida e foi xingado. No intervalo, o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, também foi hostilizado por torcedores e teve que assistir à segunda etapa em cabines de rádio e TV.

Guerrero viajou com a delegação, mas sentiu dores musculares e nem sequer ficou no banco. Em seu lugar entrou Ederson. A situação complicou logo aos três minutos, quando a defesa do Flamengo foi envolvida. Juan tentou cortar o cruzamento, mas não conseguiu. O atacante Anselmo fez o corta-luz e puxou a marcação de Jorge, deixando Pio livre. O volante ajeitou o corpo e bateu forte, sem chances para Paulo Victor.

POUCAS OPORTUNIDADES

Como era esperado, o gol adversário fez o rubro-negro ir para o tudo ou nada. Aos quatro, após cruzamento pela esquerda, Willian Arão chutou com perigo, mas a bola passou à direita do gol de Ricardo Berna.

Foram muitos cruzamentos, mas sem a referência de Guerrero na área, a estratégia era pouco eficaz. Aos 13, Willian Arão lançou na área e Ederson desviou, mas sem perigo.

O Flamengo tinha mais de 60% de posse de bola, mas sem oportunidades claras. A melhor delas aconteceu aos 21, após cobrança de falta de Mancuello que parou na barreira. Na sobra, Jorge acertou um chute forte de fora , defendido por Berna. Até o fim do primeiro tempo, poucas seriam as chances de gol.

O time voltou para o segundo tempo com os mesmos jogadores, mas, após 16 minutos de falta de criatividade e alguns impedimentos, Jayme fez duas mudanças. Saíram Mancuello e Everton, entraram Alan Patrick e Marcelo Cirino. Pela primeira vez na noite, a torcida reclamou com o auxiliar técnico.

Três minutos depois, o que já era ruim ganhou ares de humilhação quando, lançado, Felipe avançou livre em contra-ataque. Ele se livrou da marcação de Emerson Sheik e tocou para Pio, livre na área, chutar de primeira. Segundo gol do Fortaleza, aos 19 minutos. A partir de então, o Flamengo precisaria de quatro gols para se classificar.

ALAN PATRICK DIMINUI

No minuto seguinte, em jogada de Marcelo Cirino pela direita, Ederson recebeu cruzamento e perdeu gol inacreditável. Já sem goleiro, na pequena área, ele mandou a bola por cima do travessão. Logo depois, Fernandinho entrou no lugar de Ederson. Aos 43, Alan Patrick diminuiu em bonita cobrança de falta. Nada que animasse a torcida.

FLAMENGO 1 X 2 FORTALEZA

Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)

Árbitro: Diego Almeida Real (RS)

Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade (RS)

Cartões amarelos: Anselmo (FOR); Ederson, Everton (FLA)

Público e renda: 4.390 pagantes / R$ 77.550,50

Gols: Pio, aos 3’/1°T (0-1) e aos 19’/2° T (0-2); Alan Patrick, 43’/2°T (1-2)

Flamengo: Paulo Victor, Rodinei, Léo Duarte, Juan e Jorge; Cuéllar, Arão, Mancuello (Alan Patrick, 16’/2°T) e Everton (Marcelo Cirino, 6’/2°T); Emerson (Fernandinho, 25’/2°T) e Ederson. Técnico: Jayme de Almeida.

Fortaleza: Ricardo Berna; Felipe (Elivelton, 36’/2°T), Lima, Edimar e Wilian Simões; Juliano, Pio, Dudu Cearense, Jean Mota e Everton (Juninho, 39’/2°T); Anselmo (Corrêa, 35’/2°T). Técnico: Marquinhos Santos.